Upcycling e customização trazem nova tendência de sustentabilidade no mundo da moda

O upcycling não é uma tendência, mas sim uma forma diferente de fazer moda com sustentabilidade que é uma tendência que cada vez mais aderida pelo mundo da moda e estilistas.

Antes de mais nada, convém explicar que não se trata de reciclagem. Enquanto está se vale de processos químicos e maquinários para transformar materiais descartados em novos, a técnica em questão consiste em utilizar resíduos e materiais que seriam descartados, readequando ou dando vida a um novo produto, se utilizando dos processos manuais.

 

O conceito de peças A oficina de upcycling e customização: aliadas da sustentabilidade é uma oportunidade para quem gosta de trabalhar a economia criativa.

 

De olho nesse nicho de mercado, Verena Fazolo que é uma das idealizadoras do projeto “Upcycling e Customização: aliadas da sustentabilidade” por meio dos recursos da lei de incentivo à cultura Aldir Blanc - MT Criativo vai lançar uma oficina que ficará disponível no canal do You Tube.

 

“Vamos abordar os processos de upcycling e a customização onde serão desenvolvidas um total de 10 peças entre acessórios e peças de vestuário, utilizando o jeans como matéria prima principal, peças de vestuário que seriam descartadas, peças que estavam em desuso, e que com as técnicas foi possível dar vida nova a essas peças, resinificando essas peças fazendo com que elas possam voltar a ser reusadas”, explica Verena.

 

Na oficina ainda serão abordadas a criação, modelagem e desenvolvimento do produto, por meio do risco e corte das peças, além do processo e costura, com o objetivo de orientar todo o processo de construção da peça.

“Já estamos finalizando as aulas e em breve iremos lançar a oficina. Todas as pessoas que quiserem podem participar. Além de ser uma terapia por ter trabalhos manuais que ajudam a desenvolver a criatividade de quem faz as peças, também é uma forma de ajudar na renda. As peças ficam totalmente reformuladas e encantam os olhos de quem veem”, finaliza Verena.

FOTO MURYLLO LORENSONI 



INFORMES PUBLICITÁRIOS