Upcycling: alternativa de vestuário para quem defende o consumo consciente na moda
No mundo de hoje a sustentabilidade virou uma tendência de vida e de moda também. Muitas pessoas optam em comprar de empresas sustentáveis. E é nesse contexto presando pelo meio ambiente que surgiu o ‘upcycling’ que é o processo de criação de novos itens a partir de materiais já existentes. A utilização do processo de upcycling, auxilia na diminuição de impacto, ou seja, consome pouca energia e dispensa o uso de beneficiamento têxtil, pois os processos para o desenvolvimento da matéria que será utilizada já foram feitos, assim ao reaproveitar o material original, se evita que ele seja rejeitado e descartado, ou seja, menos itens jogados fora.
Essa tendência vem de encontro com o estilo de vida de quem defende o consumo consciente na moda e quer minimizar os impactos ambientais causados pela produção têxtil.
“Podemos dizer que o a indústria da moda em sua maioria não é sustentável e sabemos que a fabricação de produtos têxtil é uma das mais prejudiciais ao meio ambiente, seja pela liberação de toneladas de gases de efeito estufa, pelo descarte de resíduos têxteis em aterros, ou pelo despojamento indevido de peças de roupas e sem contar na mão de obra escrava que ainda existe em vários países.
Dentro dessa nova proposta mais sustentável, o upcycling vem como uma alternativa, transformando resíduos têxteis em novas roupas ou acessórios, duplicando o ciclo de vida das peças transformando-as em uma nova proposta de moda para o mercado”, afirma Verena Fazolo que é uma das idealizadoras do projeto “Upcycling e Customização: aliadas da sustentabilidade” criado por meio dos recursos da lei de incentivo à cultura Aldir Blanc - MT Criativo.
Verena explica que o upcycling vem junto com o movimento slow fashion, que tem como fazer com que as pessoas entendam o que é consumo consciente e responsável. “Em breve estaremos lançando uma oficina, as aulas ficarão disponíveis no canal do you tube para que todos possam ter acesso e aprendam que além de ajudar o planeta, ainda pode se tornar uma fonte de renda, já que a matéria-prima pode estar no seu guarda roupa e com criatividade você cria uma peça nova”, afirma Verena.
O upcycling é uma maneira de reaproveitar estoques parados, tanto de peças quanto de tecidos, resíduos e ainda tem a vantagem da empresa consumir menos água e energia, além de reduzir a necessidade de novas matérias primas, reduzindo o preço na aquisição da matéria-prima.
Se você se interessou aguarde que nos próximos dias será o lançamento das aulas pelo you tube para quem tiver interesse de aderir a essa moda sustentável.
FOTO MURYLLO LORENSONI