Gaeco cumpre mandados de prisão em operação contra desvio na AL
Uma operação para combater crimes de corrupção e apurar desvio de R$ 50 milhões na Assembleia Legislativa está em andamento desde as primeiras horas desta terça-feira(20).
O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado(GAECO) está cumprindo alguns mandados de prisão entre eles um contra o auditor do Tribunal de Contas do Estado, sua esposa, além de servidores do Legislativo, Judiciário e Unemat.
Segundo a investigação o esquema de corrupção aconteceu nos anos de 2015 e 2016 na gestão do ex-presidente da casa de leis Guilherme Maluf (PSDB) e o ex-primeiro secretário deputado Ondanir Bortolini "Nininho" (PR).
O esquema envolveria um convênio de cerca de R$ 20 milhões ao ano assinado com a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e a Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faespe) para auxiliar o trabalho das três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) e das comissões permanentes atualmente instaladas no Legislativo e que na verdade tratava-se de um esquema para desviar dinheiro dos cofres da Assembleia.