Universidade em MT possibilita estudos fora do país durante graduação
Aprofundar os estudos universitários e, ao mesmo tempo, viver a experiência de morar fora do Brasil. É com este propósito que a Universidade do Vale do Taquari – Univates fundou o seu o Escritório de Relações Internacionais (ERI) e oportuniza seus alunos a realizarem intercâmbio de um ou dois semestres durante a graduação.
Nascida no Rio Grande do Sul, a Univates inaugurou neste ano de 2021 sua primeira unidade fora do estado gaúcho, na cidade de Nova Mutum, Região Norte de Mato Grosso. A boa notícia é que os estudantes desta unidade também poderão participar dos intercâmbios acadêmicos tradicionalmente promovidos pela Univates.
Conforme a instituição, a internacionalização é um processo que integra as atividades de ensino, pesquisa e extensão. No total, atualmente a Univates conta com 75 instituições de ensino, em 31 países, localizadas na América do Norte, América do Sul, Ásia, África e Europa.
Dentre os países estão, por exemplo, Alemanha, Argentina, Canadá, China, Egito, Estados Unidos, Finlândia, México, Peru, Portugal, República Tcheca e Uruguai.
REQUISITOS – Para participar dos editais, que são abertos semestralmente, a Univates exige alguns requisitos.
O primeiro deles é estar regularmente matriculado em curso da Univates de graduação, sequencial ou técnico. Também é preciso ter cursado, no momento da inscrição, com aprovação, de 20% a 80% dos créditos do curso, preferencialmente.
É também necessário verificar as regras para cada instituição e o que cada uma oferece. Existe a possibilidade de concorrer a bolsas de estudo. Outro ponto importante é ser aprovado na prova de proficiência de idioma para intercâmbio, também quando o edital exigir.
PASSO A PASSO – Para melhor auxiliar seus estudantes, a Univates possui em seu site um passo a passo para aqueles que estão interessados em viver a experiência internacional. O mesmo pode ser acessado aqui: https://www.univates.br/dri/alunos/mobilidade/passo-a-passo
FOTO: DIVULGAÇÃO