Termina hoje Defeso da piracema nos rios de Mato Grosso, mas continua nos rios de divisa
Termina hoje dia 31 de janeiro, o período em que é proibida a pesca em todos os rios de Mato Grosso.
A partir de amanhã, dia 1º de fevereiro fica permitida a pesca nos rios estaduais, dentro dos limites legais de retirada de peixes e transporte de pescado.
Contudo, segue a proibição da pesca nos rios de divisa até o dia 28 de fevereiro, e a fiscalização nestes trechos continua.
Os rios de divisa são aqueles que uma margem fica em Mato Grosso, e outra margem em outro estado que atende ao calendário federal da piracema - que começa e termina um mês após Mato Grosso.
Em Mato Grosso são 17 rios que se encaixam nessa característica de rio de divisa: rio Piquiri, na bacia do Paraguai, que uma margem está em Mato Grosso e outra em Mato Grosso do Sul, o rio Araguaia, na bacia Araguaia-Tocantins, que faz divisa com Goiás. Na bacia Amazônica, o trecho do rio Teles Pires, que faz divisa com o Pará.
O defeso da piracema tem o objetivo de proteger os peixes em período reprodutivo das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins que banham o Estado, para manter o estoque pesqueiro.
As medidas mínimas dos peixes constam na carteira de pesca do Estado e algumas delas são: piraputanga (30 cm), curimbatá e piavuçu (38 cm), pacu (45 cm), barbado (60 cm), cachara (80 cm), pintado (85 cm) e jaú (95 cm).
foto reprodução