Suelen fica surpresa com pedido de reabertura de leitos para covid por Gilberto, que ele havia mandado fechar

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Suelen Alliend não deixou barato o comentário do  secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, j para que o Município reabra os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para covid-19. “Não é tão simples assim abrir leitos, uma vez que o Município passa pelos mesmos problemas relatados pelo secretário, em relação a dezenas de profissionais que estão sendo contaminados pela covid-19. Além disso, as habilitações de leitos passam por questões burocráticas, que demandam tempo e, principalmente, recursos”, disse Suelen.

Ela explicou que  ficou  surpresa com declaração de Gilberto  que Cuiabá já teve mais de 70 leitos e hoje só tem 30. "Na verdade, Cuiabá ampliou serviços no primeiro e segundo picos da pandemia, chegando a oferecer 155 leitos de UTI exclusivos para covid-19, no Hospital São Benedito e no Hospital Referência, além de 8 leitos de UTI covid exclusivos para gestantes com covid no Hospital Júlio Muller, que atenderam não só aos cuiabanos, mas a todos os munícipes de Mato Grosso”, afirma.

A secretária lembra inclusive que foi o próprio secretário de Saúde quem determinou, por meio de notificações extrajudiciais, o fechamento dos leitos de UTI covid do Município de Cuiabá, inclusive suspendendo o cofinanciamento.

 “O secretário de Estado de Saúde é o condutor das políticas de Saúde Pública em Mato Grosso e, diante disso, deve liderar, promover o diálogo, a escuta, além de apoiar e cooperar com os Municípios em todas as ações e estratégias para enfrentamento das crises sanitárias e dos gargalos assistenciais na rede de Saúde, ao invés de cobrar dos mesmos algo que é de responsabilidade de todos, pois as ações de Saúde são de gestão tripartite – União, Estados e Municípios. Sendo assim, estamos sempre de portas abertas para juntos discutirmos a melhor estratégia.”

foto reprodução secom cuiabá



INFORMES PUBLICITÁRIOS