Lorenzoni diz que municípios devem criar oportunidades à população
O Ministro do Trabalho e Previdência Social Onyx Lorenzoni, participou hoje, no Palácio Paiaguás, do lançamento do “Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário”, juntamente com o governador Mauro Mendes (UB). Segundo o ministro as vagas serão determinadas de acordo com necessidade e orçamento de cada prefeitura de Mato Grosso.
”Quem escolhe se vai ser 50, 100 ou 200 vagas é o município, de acordo com a necessidade e com seu orçamento. O importante é que a o município abra portas, juntando experiência e qualificação, oferecendo novas oportunidades que transformaram a vida das pessoas”, disse Onyx.
Questionado sobre como seria feito o encaminhamento dos trabalhadores ao mercado de trabalho, o ministro explicou que vai caber ao governo federal criar as oportunidades gerando novos postos de trabalho.
Além disso, o curso deve ser oferecido dentro das prefeituras de MT não gerando custos excessivos, Onyx sugeriu que as prefeituras possam abrir em horário acessível para qualificação, para que uma grande maioria possa participar, inclusive podendo ser de no final da tarde ou no período da noite.
Vale lembrar que os cursos oferecidos pelo programa são totalmente gratuitos. A meta, segundo o ministro, é atender cerca de 500 mil pessoas em todo Estado.
Ainda de acordo com o ministro, mais de 40 milhões de brasileiros estão na informalidade, a tendência é que ainda nesse ano de 2022, com o programa de qualificação possa gerar cerca um milhão, a um milhão e meio de novos empregos em todo Brasil.
FOTO: DIVULGAÇÃO