Projeto de fortalecimento de turismo será apresentado
O Projeto de Fortalecimento do Turismo de Nobres será lançado nesta quinta-feira, 10/03, na Pousada Cuiabazinho, localizada na comunidade Bom Jardim. A iniciativa da prefeitura municipal, Sebrae em Mato Grosso e Conselho Municipal de Turismo (Comtur) integra um trabalho conjunto que visa posicionar Nobres como destino turístico seguro e sustentável, garantindo assim a sobrevivência dos empreendimentos e do próprio destino. Para participar é preciso se inscrever de forma gratuita no Sympla.
A programação do evento começa às 16 horas e logo após a abertura haverá uma palestra com Pedro Bertolluci, ex-prefeito de Gramado por 4 mandados (de 1983 a 1988, de 1993 a 1996, de 2001 a 2004, sendo reeleito para o mandato seguinte, iniciado em 2005 indo até o final de 2008), com vasta experiência na área, visto que transformou a cidade gaúcha num grande case de sucesso. Ele fala sobre turismo como fator de desenvolvimento para Nobres.
Na sequência, outro tema intimamente ligado ao turismo, gastronomia. O chef de cozinha Vinicius Rossignoli, representante de Brasília no programa MasterChef (2018), faz a palestra “Como potencializar a gastronomia de Nobres”. Ele é um grande conhecedor e pesquisador das diversidades gastronômicas do Cerrado, bioma que considera sua “casa”. Faz uso não só dos ingredientes, mas também valoriza os saberes e fazeres regionais.
O projeto prevê ações nos Eixo Governança, que visam fortalecer a gestão compartilhada do turismo entre poder público e iniciativa privada por meio do Conselho Municipal de Turismo.
No eixo Melhoria Qualidade Produtos e Serviços Desenvolver um “Padrão de Qualidade Atendimento Turismo de Nobres” visando melhorar a experiência do turista no destino.
Estão previstas capacitações dos condutores locais com foco na qualidade do atendimento, sistema de gestão de segurança, formalização do empreendedor individual (MEI). Serão abordados ainda temas técnicos como espeleoturismo (cavernas), observação de aves (birdwatching), bem como as águas de Nobres. Além de capacitar as agências, hotéis, restaurantes para melhorar a jornada do cliente no destino. Outro ponto importante será a capacitação dos atrativos para implantarem o Sistema de Gestão de Segurança em suas atividades proporcionando uma experiência segura ao turista.
O uso da gastronomia como ingrediente na exploração turística é cada vez mais interessante para os visitantes, pois, oferece acesso ao patrimônio cultural, possibilitando conhecer a história e o modo de viver de uma comunidade no formato de turismo cultural.
No Projeto de Fortalecimento do Turismo de Nobres este é um eixo a ser trabalhado. A meta é fortalecer a gastronomia local para que ela se torne mais um atrativo para os turistas. Numa visão mais ampla, a proposta é estabelecer a relação dos empresários da gastronomia com os pequenos produtores rurais.
Serão feitas consultorias de identidade gastronômica, com acompanhamento de chefs visando inovação de pratos, bem como de boas práticas na manipulação de alimentos.
Como ação promocional e de divulgação da culinária local será proposta a organização do Festival Gastronomia do Cerrado - Nobres.
Outro ponto crucial para o turismo de qualquer destino é a promoção e comercialização. Neste sentido o Projeto prevê rodadas de negócios virtuais e presenciais ao longo do ano de caráter estadual e nacional.
Nobres
Localizado a 121 km de Cuiabá, o município de Nobres reúne inúmeros atrativos turísticos, entre rios com águas cristalinas e repletos de peixes, cachoeiras, grutas e cavernas.
A maior parte dos atrativos está localizada na região da comunidade Bom Jardim (65 km do centro da cidade), que pode ser acessada também diretamente a partir de Cuiabá pelas MTs 355, 244 e 241 em um percurso de 143 km.
O destino é ideal para a prática de mergulho, flutuação, trilhas, passeios de quadriciclo, de bicicleta e muito mais, que justificam o slogam: “Chegar é fácil, o difícil é querer embora”.
FOTO ASSESSORIA