Planos de turismo são apresentados em Santo Antônio e Barão de Melgaço


A semana começa com mais duas ações práticas do Programa de apoio à recuperação do bioma Pantanal – Pró-Pantanal com foco no estímulo ao turismo como atividade econômica importante na região pantaneira.

 

Os municípios de Santo Antônio de Leverger (a 33 km de Cuiabá) e Barão de Melgaço (109 km) sediam nesta segunda-feira (14.03), Workshop de Planejamento Turístico, organizado pelo Sebrae MT e prefeituras municipais.

 

Em Santo Antônio, o evento será às 8h30, na sede da Secretaria de Assistência Social (antigo restaurante Tarumeiro); e em Barão de Melgaço na Câmara Municipal, às 14h. Podem e deve participar gestores públicos, empresários do trade turístico e pessoas interessadas no assunto mesmo que de forma indireta.

 

A consultora de turismo do Pró-Pantanal, Rejane Pasquali destaca que Santo Antônio de Leverger apresenta muitas possibilidades de aproveitamento turístico para além do turismo de pesca, tão forte na região. Ela cita a gastronomia com base no peixe e pratos típicos locais como um ativo importante; o ecoturismo com o Morro de Santo Antônio, cachoeiras, trilhas e o rio Cuiabá, que margeia a cidade. “No cicloturismo já há uma demanda espontânea, mas precisa ser organizado como produto turístico”.

 

Há ainda o turismo cultural e rural, com as festas de santos, as comunidades tradicionais, o peculiar Carnaval, os produtos artesanais, o patrimônio histórico, a usina de açúcar Itaici. Um dos destaques é, sem dúvida, o Memorial Rondon, instalado na localidade de Mimoso, terra natal do Marechal Cândido Rondon.

 

Barão de Melgaço

 

Celebrado como o Pantanal das Águas e das Baías, o município de Barão de Melgaço é a cidade pantaneira mais alagada do bioma em Mato Grosso, com destaque para as baías de Chacororé e Siá Mariana, conhecidas como “Mar de dentro”.

 

O ecoturismo e o turismo cultural são segmentos com muita expressividade, porém, atualmente o foco principal é o turismo de pesca. “Com as estratégias pensadas de forma participativa na construção do Plano de Turismo, todo o potencial natural e cultural poderá ser formatado para o mercado de turismo, trazendo novas possibilidades e dinamizando a economia local a partir da atividade turística”, ressalta.

 

Segundo ela, a pacata e histórica cidade de Barão de Melgaço expressa toda a sua cultura nas comunidades ribeirinhas com seu modo de vida, seis saberes e fazeres, compondo um rico acervo a ser valorizado e trabalhado.

 

Pró-Pantanal

 

O Pró-Pantanal é uma iniciativa formatada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) nos estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul com vistas à retomada da economia por meio de ações de apoio às micro e pequenas empresas no território, iniciadas em 2021 e que se estendem até 2023.


FOTO REPRODUÇÃO 



INFORMES PUBLICITÁRIOS

ENQUETE

Voce é a favor ou contra Lei Magnitsky- que sancionou Alexandre de Moraes ?
PARCIAL