Várzea Grande será a segunda cidade de Mato Grosso a receber o Selo de Alimentação Consciente

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal, de Educação, Cultura, Esporte e Lazer firmou parceria com o Programa Alimentação Consciente Brasil, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para criar um sistema de alimentação saudável e sustentável. Junto a nutricionistas e chefs de todo o País, o objetivo é de incorporar no dia-a-dia dos alunos brasileiros cardápios nutritivos e saborosos com a opção de frutas, verduras e legumes – uma mudança que promove a saúde. Com essa ação, Várzea Grande será a segunda cidade de Mato Grosso a receber o Selo de Alimentação Consciente e uma das pioneiras no Brasil ao implantar o programa que visa melhorar a alimentação escolar.

O programa deve impactar diretamente nas 26 mil refeições diárias servidas nas escolas municipais. O treinamento para as merendeiras da rede municipal de ensino será realizado de 28 a 31 de agosto pelo programa Alimentação Consciente Brasil, sob a orientação de chef especialista em “Alimentação Plant Based”, uma nutricionista e uma especialista em políticas Alimentares. A partir de setembro os novos cardápios passam a ser servidos, uma vez por semana em todas as escolas municipais de Várzea Grande nesta nova tendência até os alunos se adaptarem.

Os novos cardápios incluem frutas, legumes e verduras e tem como objetivo unificar a merenda com itens diversificados e que não se repitam com frequência, além de atender a Lei nº 11.947/2009 que determina que 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sejam aplicados na aquisição de gêneros alimentícios produzidos pela Agricultura Familiar.

“Vale ressaltar que não deixaremos de intercalar as preparações já tradicionais e presentes no manual do Ministério da Educação na oferta de leite e derivados e carnes. Após a aprovação do planejamento escolhido, a unidade escolar terá a sua lista de compras gerada pelo próprio sistema de merenda, que servirá de suporte para que a escola organize sua lista real de compras. As escolas deverão executar o cardápio de acordo com o que foi autorizado, o planejamento só poderá ser alterado caso haja baixa aceitação por parte dos alunos ou mediante situação que de fato justifique a alteração. E mesmo assim, deverá ser comunicada a nutricionista responsável antecipadamente”, frisa o secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidélis.

Para Mariana Vidotto, especialista em políticas alimentares do programa Alimentação Consciente Brasil, "Várzea Grande passa a liderar juntamente com grandes capitais do país uma importante iniciativa para atuar direta e efetivamente em questões críticas da sociedade nos âmbitos de saúde pública e sustentabilidade. Sendo um importante exemplo para que outras cidades também adotem essa iniciativa, que já vem sendo implantada em países na Europa e em cidades nos Estados Unidos’’, lembrou a especialista

O Programa - A “Alimentação Plant Based” tem como base energética e nutritiva alimentos ricos em fibras e amidos como: batatas, grãos integrais como arroz integral, milheto, quinoa e trigo; milho e ervilhas; leguminosas como grão-de-bico, feijões, lentilhas e a soja acompanhados de frutas frescas, verduras, legumes sempre diversos e coloridos. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS