Cáceres acompanha denúncia de caso da Varíola do Macaco
A secretaria municipal de saúde do município de Cáceres recebeu uma denúncia de que uma pessoa teria sido contaminada com o suposto vírus “Varíola do Macaco” nome científico Monkeypox, na cidade.
Conforme a secretária Elis Fernanda, ainda não se sabe se é verídica ou não a contaminação, porém, o sistema de saúde do município está em alerta.
Segundo informações, um homem teria atravessado a divisa do Estado, e ao chegar ao município a pessoa se encontrava com feridas nos braços e com sintomas iguais os da Varíola dos Macacos.
Cáceres faz divisa com Bolívia, a suspeita era de que um boliviano estaria com vírus e teria chegado em Cáceres, o que ainda não foi confirmado.
Apesar do susto, a Secretária de Estado de MT (SESP-MT), já emitiu um alerta orientando as pessoas sobre a prevenção do vírus.
Os sintomas da Varíola dos Macacos começam com dores de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios, exaustão, muita febre além de caroços no corpo inteiro.
Apesar de ser um vírus com sintomas ele não representa perigo, mas é importante que a pessoa procure uma unidade de saúde, caso presencie os sintomas.
Caso a denúncia em Cáceres seja confirmada, o Estado e o município vão fazer uma barreira sanitária para conter o vírus. No momento o caso segue em acompanhamento.
FOTO: DIVULGAÇÃO