Coleta seletiva começou em Cuiabá, com estimativa de se implantar 50 ecopontos na cidade
Cuiabá já começou a fazer a coleta seletiva com 4 caminhões para as cooperativas que recolhem o material reciclável nos principais pontos da cidade. Agora, a educação e conscientização ambiental.
De acordo com o diretor da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), Júnior Leite, a educação ambiental é fundamental para que a coleta seletiva dê certo.
O gestor lembra que a implantação da coleta seletiva contará com três fases e, nesses dois primeiros momentos, de julho a agosto, a conscientização da população ficará a cargo das cooperativas que atuam na reciclagem do material recolhido.
PRIMEIRA FASE - reestruturação e auxílio das cooperativas, por meio da distribuição dos caminhões que auxiliarão na logística da coleta que já é realizada, em empresas e ecopontos.
SEGUNDA FASE - será realizada a partir de setembro, quando serão instalados ecopontos, pela Prefeitura em parceria com as cooperativas. Primeiramente, serão 12 ecopontos, três em cada região da cidade. A estimativa é que, até o final da gestão de Emanuel Pinheiro, sejam 50 ecopontos espalhados por Cuiabá.
“O cidadão levará o material até ali. Já será resultado de um trabalho de educação ambiental, por parte das cooperativas, que visitarão empresas, condomínios, para dar a orientação sobre o processo”, explica o secretário.
Júnior Leite pontua ainda que na fase três será implantada a coleta seletiva nos bairros, mas de forma gradativa. Nesse momento também serão realizadas ações de conscientização nos órgãos públicos e nas empresas. A estimativa é que essa última etapa se inicie em dezembro deste ano.
“Encerraremos o ciclo de fases de 1 a 3 para que possamos ter efetivamente a coleta seletiva na nossa cidade. Isso caminha a passos largos e não faremos nada disso sem educação ambiental”, conclui. (com O LIVRE)
foto secom cuiabá