Rally em Cuiabá apresenta belezas naturais aos esportistas do off-road
O Rally e Enduro Cuiabá, disputados no final de semana, em Cuiabá, marcaram a volta dos esportes de aventura com força total à capital. Disputadas com trilhas diferentes, mas com a chegada e premiação num mesmo local, as provas apresentaram aos atletas de Mato Grosso, vindos de várias partes do estado, a Aldeia Out Door Sports -uma fazenda a apenas 14 Km da Capital, as margens da MT 010, com todo um cenário considerado perfeito para modalidades off-road, além de esportes náuticos, como Jet Ski e Ski aquático, além de parapente e balonismo.
Divulgação
Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento, que teve o apoio do Governo de Mato Grosso, Prefeitura de Várzea Grande, Shell, Moto Raça Cuiabana, Postos Morada, Pap Rações, NET e Drebor Borrachas.
Para os 20 carros a largada aconteceu no centro da cidade, e após 4h30 e 120 Km quilômetros percorridos as duplas chegaram à Aldeia para o almoço e a premiação. Já as 60 motos, com pilotos das cidades de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Campo Verde, Nova Mutum, Barra do Bugres, Tapurah, Primavera do Leste, Nobres e Ipiranga do Norte, largaram na propriedade de 500 hectares do empresário Bolivar Pufal Júnior e percorreram 85 em torno das lagoas, totalizando 85 Km, em 3h30 de prova, com direito a muitos ‘laços’, abastecimentos e um terreno escorregadio que exigia perícia, inclusive dos mais experientes.
O veterano Douglas Braz (3º colocado na Master Senior) foi um dos que se perdeu nos laços da prova e teve que fazer uma prova de recuperação para subir no pódio. Essa mesma categoria foi vencida por Pedro Bertuol, de Sorriso, com 243 pontos, seguido por Carlos Rafael Sessi, de Nova Mutum, com 398.
Na Senior os primeiros colocados foram Rodrigo Gasques (Cuiabá), com 486 pontos, Rodrigo Pimentel (Tapurah) com 2.563 e Felipe Johann Hoffmann (Lucas) com 2.679.
Na Junior a vitória foi de Giovane Scaramal Volpato (Sinop) com 721 pontos, seguido por Fabio Hoffmann (Tapurah) com 2.611 e Cristhiano Pressi (Sorriso), com 2.796.
Entre os novatos a vitória ficou Alex Brescovit Maciel (Nova Mutum) com 1.440 pontos. Na Over 40 Jairo Volpato (Sinop) subiu no lugar mais alto do pódio.
Se nas motos não houve grandes surpresas, não se pode dizer a mesma coisa da categoria carros Turismo 4x2. A dupla formada por Angela Capilé Guedes e Vera Fischer de Britto foi a grande campeã da categoria com apenas 129 pontos acumulados como penalidade ao longo da prova de regularidade - o que significa uma margem muito pequena de erros, considerando que a navegadora disputou sua primeira prova na modalidade.
“Adorei, foi muito emocionante e com certeza vou estar nos próximos”, disse Vera Fischer, que, apesar do nome da atriz famosa, não tem qualquer gau de parentesco. ela foi convidada horas antes, pela amiga Angela, para ser a navegadora - responsável pela interperetação do mapa de navegação e indicação da velocidade para o piloto.
“Eu não tinha como ir sozinha, precisa de alguém, liguei para a minha amiga, ela topou, levei uma outra amiga e foi sensacional”, disse Angela Guedes, a piloto da S-10 campeão do rally.
O segundo lugar da categoria ficou com a dupla Samuel da Cruz Macedo e Cleiton Silva, com 440 pontos, seguida por Roberto Calix e Tarso Oliveira, com 796 pontos. O quarto lugar ficou com Renan Nicolas e Navessa Ribeiro e em quinto André Floriano Neto e Elaine Sene. Nessa categoria a grande baixa foi o piloo Paulo Reolon, de Lucas do Rio Verde, que veio à Cuiabá, mas não pode largar, devido a compromissos profissionais.
Na Master o primeiro lugar ficou com Marcos Ormond dos Santos, que perdeu apenas 15 pontos, seguido por Rodrigo Tenuta e Suelen Sanches, Flávio Pereira e Marcelo Cunha e Eliene Amaral e Aline Santos.