ORATÓRIA É UM DIFERENCIAL PARA SERVIDORES PÚBLICOS
Para o servidor público estadual Leonan Roberto, a prática traz benefícios para relações de liderança e desenvolvimento de técnicas comunicacionais
A habilidade da oratória, de ter uma boa comunicação, é uma das “softs skills” cada vez mais procurada pelas organizações, segundo pesquisa da revista Forbes. Essa realidade não seria diferente no setor do serviço público, que tem profissionais ligados à advocacia, auditoria, serviço social, entre outros, nas quais a comunicação é primordial.
De acordo com Lucas Costa, franqueado da maior escola de oratória da América Latina, a Vox2You, que tem unidade em Cuiabá, a oratória é uma habilidade que beneficia não somente o profissional, mas também pode ser desenvolvida e aplicada em todos os âmbitos da vida. “Para profissões nas quais a comunicação é um ponto primordial, a prática e estudo da oratória é ainda mais importante”, afirma.
O servidor público estadual e advogado, Leonan Roberto de França, conta que faz aulas de oratória há sete meses e observa mudanças comunicacionais positivas na relação de liderança com sua equipe e na exposição de teses jurídicas. “A prática da oratória trouxe benefícios para a minha profissão, como a melhora da organização das ideias antes de uma apresentação, técnicas de modulação de voz, de persuasão e influência, além de aprender o uso correto do microfone e de recursos visuais para uma apresentação”.
Para Leonan, as aulas também auxiliam na sua vida pessoal, principalmente no tratamento interpessoal em reuniões de família, no convencimento de ideias e no ouvir. O mesmo efeito é relatado pela Priscila Alves, auditora do estado de Mato Grosso, que está em sua vigésima aula, a metade do curso. “Quando começamos ficamos pensando muito na questão do falar em público, mas o curso traz muitos benefícios para conversas e reuniões com um público pequeno. A gente aprende a defender os argumentos de forma mais tranquila e técnica, e, até mesmo, a importância e o desenvolvimento da postura profissional”, pontua.
Segundo ela, o progresso é observado nas relações cotidianas. “Sempre digo que no curso de oratória, a “oratória” mesmo acaba sendo a cereja do bolo, porque em essência a gente aprende outra forma de se relacionar, de criar conexão com as pessoas, de escutar. Muda nossa forma de enxergar os relacionamentos”, completa.
Ao contrário do que se pensa, afirma Lucas Costa, franqueado da Vox2You, na oratória não se aprende somente como falar bem ou como falar em público. Aprende-se a desenvolver confiança, técnicas de argumentação, de linguagem corporal, que auxiliam as relações, sejam profissionais ou pessoais. Ele complementa que a instituição atende todos que desejam melhorar a oratória, seja para falar em público de modo persuasivo com discursos seguros, vender ideias, convencer, encantar ou liderar pessoas. Com várias modalidades de cursos, presenciais e online, as aulas atendem rotinas e necessidades individuais de pessoas e empresas.
Sobre a Vox2you
Para usufruir de todos esses benefícios, a Vox2You, maior rede de escolas de oratória da América Latina, oferece cursos de forma online e presencial, em mais de 90 unidades espalhadas pelo Brasil. A escola oferece cerca de 150 dinâmicas e 80 técnicas de oratória e comunicação. Tudo isso para que as pessoas desenvolvam habilidades essenciais para a expressão, autoconfiança, clareza e persuasão em seus métodos de comunicação.
FOTO ASSESSORIA