UFMT está sem dinheiro para serviços básicos como água, luz, limpeza e segurança

Por conta do congelamento de verbas do Ministério da Educação (MEC) a Universidade Federal de Mato Grosso disse estar sem dinheiro para o pagamento de serviços básicos como água, luz, limpeza e segurança.

A reitoria informou que  não há caixa para o pagamento de mais de 1.700 bolsas ofertadas a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

 

O reitor Evandro Soares da Silva se reuniu na tarde de ontem com o reitorado da instituição e com representantes dos servidores docentes, técnicos-administrativos e dos estudantes da Universidade para esclarecimentos sobre a real situação quanto à retirada dos recursos financeiros ocorrida no último dia 1º, e que impactam diretamente no funcionamento da Instituição, incluindo contratos de trabalho e auxílios estudantis.

 

No encontro, o reitor e gestores da Universidade, fizeram breve retrospecto dos cortes sofridos pela UFMT durante este ano, que acarreta um déficit financeiro para pagamento das despesas liquidadas, a curto prazo, na ordem de R$ 5,2 milhões. Hoje a Universidade tem apenas cerca de dez mil reais em conta para o pagamento de despesas, incluindo as mais de 1.700 bolsas de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, o que soma um montante de mais de 564 mil reais.

 

Conforme o professor, também sobre as despesas de energia elétrica, água, limpeza, segurança e demais serviços básicos que ficam sem recursos para pagamento, destacando que este momento se trata especificamente da ausência do recurso financeiro para o pagamento das despesas já liquidadas. Soares reforçou que foram cumpridas todas as etapas legais quanto à execução orçamentária, mas que agora resta de fato o dinheiro para o pagamento dos compromissos já realizados pela UFMT.

 

 


FOTO UFMT 

 

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS