Comper realiza ação da campanha Agente Anti Mosquito
A campanha ‘Agente Anti Mosquito’ é realizadahá uma década pela Rede Comper de Supermercados, em Mato Grosso, que tem por objetivo contribuir com a redução das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti no período intenso de chuvas, capacitando um grupo de funcionários da empresa para ser agentes multiplicadoresque tem a missão de fazer a conscientização e a prevenção dos focos do mosquito
Desta forma nas últimas semanas as ações dos funcionários multiplicadores, junto com a equipe da Zoonose, ocorreram nas unidades Comper de Cuiabá. A gerente da loja da Av. do CPA Maria Amaral acompanhou a equipe no trabalho de identificação do foco e recolhimento do lixo nas avenidas do entorno. Foram retirados do local muitos sacos de lixos com copos e garrafas de plásticos descartáveis, tampinhas, embalagens de marmitas, inclusive com água, que são recipientes propícios para reprodução do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya. A gerente disse que a conscientização é um passo importante para a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes. “Nesse sentido a nossa equipe esta muito engajada, pois são pequenas ações que salvam muitas vidas”.
Na unidade Comper da Miguel Sutíl os agentes da Zoonose orientaram os funcionários multiplicadores que também fizeram vistoria no entorno e recolheram o lixo identificado como foco de reprodução do mosquito.
A assessora Técnica de Vigilância em Zoonoses de Cuiabá (CCZ), Alessandra Carvalho, disse que é de suma importância as parcerias criadas no decorrer desses anos e a afirmação é essa parceria com o Comperque vem só a somar. “A representatividade de tudo isso é uma formaa mais de conhecimento para população que exerce um papel fundamental na eliminação de foco do mosquito, prevenindo assim a sua proliferação”.Ela disse ainda que os agentes da vigilânciaencontram muitas casas fechadas, pois grande parte das pessoas está trabalhando e através dessa campanha o supermercado aproveita o momento em que o cliente está em compras e o funcionários trabalhando para conscientizar.
A agente de saúde da Zoonose Eliane Pereira disse que essa campanhaque a rede Comper faz deveria ser abraçada por outras empresas, pois é fundamental no combate ao mosquito Aedes. “As pessoas precisam se conscientizar cada vez mais,que apenas 10 minutos por semana para vistoriar suas casas e entorno, quintais e empresas, salvam vidas, pois evitam doenças, internações, sofrimentos e até mesmo óbitos. Assim se as pessoas adotarem esse hábito quebram o ciclo do mosquito, que varia de 7 a 9 dias, e elimina os insetos”, enfatizou
SERVIÇO - O contato para outras informações no CCZ de Cuiabá: (65) 3617-1680, entre 7h30 e 17h. Já em Várzea Grande, o contato da Secretaria Municipal de Saúde é: (65) 3632-1525.
FOTO: ASSESSORIA