TCE cobra e gabinete da intervenção tem que retomar cirurgias eletivas nesta segunda

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) estabeleceu que a realização de cirurgias que aguardam em filas de espera em Cuiabá seja retomada até o dia 10 de abril. A data foi definida durante reunião entre representantes da Comissão Especial criada pelo órgão para acompanhar a intervenção da saúde em Cuiabá e a interventora, Daniele Bertucini, nesta sexta-feira (07).

Levantamentos preliminares apontam mais de 70 mil pessoas  na fila de espera pelo serviço, o que resultou em sua priorização pelos membros da Comissão, o coordenador e conselheiro Sérgio Ricardo, o conselheiro Guilherme Antonio Maluf e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar.

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Orlando de Almeida Perri determinou que  o TCE-MT deverá acompanhar todos os atos da intervenção.

 

DADOS DA PREFEITURA DE JANEIRO DE 2023

O maior e mais moderno hospital público de Mato Grosso, o Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro "Dr. Leony Palma de Carvalho" (HMC), realizou mais de 30 mil cirurgias desde o mês de setembro de 2019 a outubro de 2022. A média da taxa de ocupação dos leitos do HMC é de 95%, as internações abrangem pacientes da capital e de municipios do interior de Mato Grosso.

Foram 20.184 cirurgias gerais, 803 cirurgias neurológicas e 10.439 cirurgias ortopédicas. O total compreende 31.426 procedimentos cirúrgicos realizados no HMC. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que estão com demandas pendentes de cirurgias eletivas, são referentes aos pacientes oriundos dos 141 municipios do Estado de Mato Grosso.

FOTO ASSESSORIA



INFORMES PUBLICITÁRIOS