Projeto Social Judô Maná forma crianças campeãs na vida
Formar campeões para a vida. Esse é o principal objetivo do projeto "Judô Maná" que beneficia crianças e jovens com aulas gratuitas da modalidade usando o esporte como ferramenta de inclusão social. As aulas são oferecidas na região do Bairro Jardim Vitória, em Cuiabá-MT, e já atende mais de 200 alunos.
Idealizado pelo Pastor Antônio Cláudio, da Igreja Presbiteriana de Cuiabá, a ação social proporciona qualidade de vida física e espiritual para crianças a partir de cinco anos de idade. A missão de desenvolver o projeto é da Associação Presbiteriana Socioeducacional Maná, mantida pela Igreja Presbiteriana de Cuiabá-MT.
"O projeto tem tirado as crianças das ruas, elas não ficam ociosas mais, no judô elas aprendem valores e consequentemente se afastam da criminalidade. É um projeto muito importante que trabalha com crianças que têm vulnerabilidade social e precisamos muito do apoio da comunidade, porque o projeto tem seus custos, mas se mantém com doações da população", destacou o presidente da Associação Maná, Almir Roberto da Costa.
No dia 15 de abril (sábado) será realizada a 3ª etapa da Copa Maná Open de Judô, na sede da Igreja Presbiteriana de Cuiabá. Na oportunidade, a equipe de alunos do projeto social vai colocar em prática as técnicas ensinadas pelo sensei, durante os treinamentos semanais. O evento é considerado um dos maiores no Estado de Mato Grosso na modalidade.
O presidente da Associação Maná diz que a competição contará com a participação de aproximadamente 250 atletas em diferentes categorias e de diversos municípios de Mato Grosso e até de outro estado, Mato Grosso do Sul. E ele reforça ainda que a intenção do projeto é fazer com que no dia a dia, Deus seja conhecido para as crianças e todos os envolvidos. "A realização do campeonato na igreja é muito importante para que a comunidade veja de perto o resultado do projeto. Que conheça a quantidade de crianças que estão sendo alcançadas. É uma forma também de chamar a atenção da população em querer se integrar, além de ser uma ferramenta de evangelismo, porque a Associação Maná é o braço social da Igreja Presbiteriana de Cuiabá, então o objetivo final é glorificar o nome do Senhor, mas também alcançar vidas”, afirmou Almir.
Primeira faixa preta do projeto, o Sensei Jhon Renner de Souza Madeira iniciou sua trajetória no esporte como aluno do projeto. Para o atleta, o incentivo à prática do esporte tem formado bons cidadãos.
"Para mim é um desafio essa missão, porque comecei com pouco conhecimento e junto com o meu Sensei fui aprendendo como treinar as crianças, cada aluno tem sua particularidade. Ensino os alunos a terem perseverança, no meu caso eu não desisti no primeiro desafio, e o judô ensina isso: você cai, mas tem que levantar e tentar de novo até conseguir", disse.
O incentivo para que os alunos cresçam no esporte é priorizado com a Promoção de Faixas, realizada a cada semestre. A ocasião demonstra a evolução do aluno durante os treinos, onde são observados o desempenho e conhecimento de cada judoca.
"O projeto em si busca formar campeões dentro e fora do tatame, ensinar as crianças a serem honestas, ter respeito, se afastar da criminalidade, é um desafio. Os alunos têm evoluído muito, socialmente, tecnicamente e também se relacionado bastante uns com os outros e consequentemente a ter um melhor relacionamento com os pais, que precisam acompanhar os filhos nas aulas e estão sempre incentivando", destacou o Sensei.
Dalcy Aparecida, mãe da judoca Laura, conta que não sabia da dimensão do projeto. A intenção de incentivar a filha no Judô era apenas para a prática do esporte, mas se surpreendeu como a atividade tem transformado a vida da família.
"Melhorou muito o desenvolvimento da Laurinha, aumentou seu rendimento na escola, está mais disciplinada em casa. O projeto é muito importante não só para as crianças, para também para toda a comunidade, porque tem trazido um grande desenvolvimento aos envolvidos, está fazendo muita diferença, as outras mães contam como os filhos estão evoluindo no relacionamento na escola, dentro de casa, é muito gratificante fazer parte do projeto", afirmou.
Laurinha, de 10 anos, faz questão de dizer que o Judô é uma realização de vida para ela. "Eu me sinto muito feliz fazendo as aulas, não falto nenhum dia, porque eu estou fazendo algo que eu gosto. Meu objetivo é ir sempre crescendo, trocando as faixas, e eu aprendo a cada dia ter disciplina e respeitar as pessoas", disse.
As aulas do projeto Judô Maná acontecem na Associação Presbiteriana Socioeducacional Maná localizada na Avenida B, nº 288, bairro Jardim Vitória, Cuiabá. E todo apoio é bem-vindo. Além de despesas fixas com a manutenção de equipes e do local. Para contribuir com o projeto, o interessado pode enviar qualquer valor para a Associação Presbiteriana Socioeducacional Maná. Um dos meios é a chave Pix: 08.866.536/0001-04.
Para mais informações, entrar em contato com Cláudio Moreno, Coordenador de Projetos da Associação, nos números: (65) 98413-3723 ou (65) 99946-6133.
FOTO ASSESSORIA