No décimo Mundial da carreira, Rafael Silva confia em pódio em Doha, de olho na vaga para os Jogos de Paris
Neste sábado (13), Rafael Silva, o Baby, o nome mais experiente do judô masculino do Brasil em atividade, inicia sua participação no Campeonato Mundial de Doha, no Qatar, com foco em marcas históricas. Além de completar sua décima participação em mundiais, o atleta do Time Ajinomoto tentará alcançar sua quarta medalha, depois de uma prata e dois bronzes em edições anteriores. Além disso, Baby visa somar importantes pontos no ranking classificatório para os Jogos de Paris, no ano que vem.
“Nunca me apeguei nestas questões de números, mas estou feliz em participar pela décima vez de um Campeonato Mundial. Ainda me lembro da sensação de frio na barriga de competir pela primeira vez, em 2010, a vontade de fazer uma boa competição e brigar por um lugar no pódio. Chego agora com este mesmo pensamento, com a diferença que posso usar minha experiência para ter uma certa vantagem, principalmente na questão mental, de ter mais tranquilidade do que meus adversários”, afirmou Rafael Silva.
Oitavo cabeça de chave na categoria + 100 kg, o integrante do Time Ajinomoto tem consciência de que uma boa campanha em Doha poderá lhe abrir os caminhos rumo aos Jogos de Paris, no ano que vem. “Estas competições grandes, como Mundial ou o Masters, valem muitos pontos. Todos os adversários que estarão nos Jogos Olímpicos lutam estas competições, então dá para ter uma noção de como você está se preparando. O nível técnico é bastante alto. Outra questão é a pontuação, que te projeta de uma maneira melhor, pensando na classificação olímpica. Você estar bem ranqueado é importante no chaveamento”, explica Baby.
O atleta do Time Ajinomoto chega a Doha confiante após um começo de temporada bastante consistente em termos de resultados, com as medalhas de bronze no Grand Prix de Portugal e no Grand Slam de Tel Aviv. “Foi um primeiro trimestre bom. Fiz quatro competições, consegui chegar ao pódio em duas. Acredito que esse equilíbrio de treinar forte, ficar testando a suplementação e ver como fica a sua recuperação, as medalhas acabam sendo o resultado deste ambiente positivo, de colocar em equilíbrio estas engrenagens que fazem o esporte de alto rendimento funcionar”, diz Rafael Silva.
Suporte fundamental
Em sua preparação para o Mundial de Doha, Rafael Silva contou com o suporte nutricional e acesso ao programa de educação nutricional “Alimentação para Vencer - Kachimeshi®”, que incentiva uma alimentação equilibrada e saborosa, adequada às necessidades específicas de cada atleta. Parte desse suporte nutricional é representada pelo produto aminoVITAL® GOLD, suplemento alimentar composto por nove aminoácidos essenciais, que agem rapidamente na recuperação muscular, fundamental para atletas de alto rendimento.
“O aminoVITAL® GOLD está presente no meu dia a dia, na minha suplementação, em cada sessão de treino e contribui na recuperação muscular, para eu me sentir melhor entre os treinos e pronto para recomeçar no dia seguinte. Então, com certeza faz uma grande diferença na construção dos meus resultados”, diz o judoca.
Sobre o Projeto Vitória
O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte nutricional por meio do programa de educação nutricional “Alimentação para Vencer - Kachimeshi®” e do suplemento alimentar aminoVITAL®.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,2 bilhões e nacional de R$ 3 bilhões no ano fiscal de 2021. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 33 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.
FOTO ASSESSORIA