Intensa frente fria está se aproximando nesta reta final de mês

 

No decorrer desta quinta-feira (25/05) deve acontecer a manutenção das condições de tempo seco em grande parte do Brasil, isso abrangendo desde o extremo sul até áreas do MATOPIBA.

Por outro lado, os ventos oceânicos trazem a umidade para a costa de alguns estados, desde Santa Catarina até o Rio Grande do Norte. Algumas áreas vão registrar apenas variação de nebulosidade, com poucas chances de chuvas. Entretanto, entre o sul da Bahia e SEALBA, as instabilidades devem ser mais recorrentes.

Na região Norte, os maiores volumes de chuvas ficam concentrados no extremo norte, ao passo que áreas do sul do Pará e Tocantins têm o predomínio de tempo seco.

Uma intensa frente fria vem se desenvolvendo ao norte da Argentina e Uruguai. A previsão é de que as instabilidades provenientes deste fenômeno meteorológico possam alcançar a região sul do Rio Grande do Sul já no final desta quinta-feira, estendendo-se até a madrugada de sexta-feira (26). A expectativa é de que esse sistema climático continue a progredir ao longo dos próximos dias, trazendo consigo previsões de chuvas intensas que impactarão, de forma significativa, tanto o Paraguai quanto o Mato Grosso do Sul.

Região Norte

Na quinta-feira, as precipitações ainda serão majoritariamente localizadas no oeste e norte da região, com previsões de quantidades mais significativas para a ampla região de Japurá, no Amazonas, e Sena Madureira, no Acre. No sul do Pará e Tocantins, o clima seco deve prevalecer, o que será favorável para a maturação das culturas de verão ainda presentes no campo e ajudará a melhorar a qualidade das fibras de algodão na região. De maneira semelhante, o tempo irá beneficiar as zonas de café no sul de Rondônia, onde a falta de chuva será vantajosa para a lavoura.

Região Nordeste

Os ventos de leste devem continuar trazendo condições para chuvas que se estendem desde o sul da Bahia, SEALBA, até o Rio Grande do Norte, embora com menor intensidade em comparação ao dia anterior. No Maranhão, a previsão é de que as chuvas permaneçam concentradas no extremo norte do estado. Por outro lado, na região central, especialmente na Bahia, a estiagem continua a se intensificar, agravando a situação das lavouras locais.

Região Centro-Oeste

Para a região Centro-Oeste, nesta quinta-feira, prevalecerá o tempo seco, o que se intensifica a preocupação em relação às lavouras de milho no leste do Mato Grosso e oeste de Goiás, que já começam a apresentar sinais de estresse hídrico devido à falta de chuvas. O amanhecer trará temperaturas amenas no sul de Goiás e no Bolsão Sul Mato-Grossense, proporcionando um clima mais agradável, contudo, à medida que o dia avança, as temperaturas tendem a subir, especialmente no interior da região. Sinop (MT) pode esperar um calor bastante elevado, com termômetros atingindo marcas acima dos 35°C durante a tarde.

Região Sudeste

Na quinta-feira, a região Sudeste do Brasil receberá umidade significativa dos ventos oceânicos ao longo da costa leste, que favorecerá um cenário de grande variação na nebulosidade. Contudo, a quantidade de chuvas previstas é baixa. No início do dia, as temperaturas serão amenas, mas devemos esperar um forte aquecimento conforme o dia avança. Os índices de umidade podem baixar a níveis preocupantes, chegando a menos de 30% nos horários mais críticos. Além disso, produtores no noroeste de Minas Gerais devem se preparar para possíveis agravamentos na situação hídrica, que podem prejudicar as condições das lavouras.

Região Sul

Na região Sul, a quinta-feira se iniciará com temperaturas amenas, especialmente nas áreas de maior altitude, com possibilidade de formação de nevoeiros em alguns locais e chuvas fracas e passageiras no leste de Santa Catarina e leste do Paraná. A aproximação de uma intensa frente fria ocasionará um aumento nas temperaturas ao longo do dia, o que pode trazer uma sensação de calor e abafamento. No extremo sul, a nebulosidade deve aumentar no final do dia, mas, apesar dessa mudança, ainda não há previsão de chuvas para a região até o momento.

 

FOTO: AGÊNCIA BRASIL



INFORMES PUBLICITÁRIOS