Prefeito e lideranças municipais prestigiam inauguração de frigorífico
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, secretários municipais e lideranças locais participaram na noite desta segunda-feira (31) da inauguração do primeiro abatedouro de frango caipira da região. O frigorífico está localizado na Chácara São Miguel Arcanjo, na Comunidade 30 de Novembro.
Durante o evento, o produtor Anselmo Perin destacou as lutas para superar as exigências burocráticas e agradeceu todos que colaboraram no processo. A estrutura está em funcionamento há quase um mês com fornecimento de aves abatidas, limpas, embaladas e congeladas. A produção é feita de forma legalizada com as licenças necessárias para produção e comercialização e já pode ser adquirido na Feira do Produtor e nos principais mercados de Lucas do Rio Verde.
Atualmente a família Perin tem um plantel de três mil frangos semicaipiras, que levam até 110 dias para o abate. O frigorífico tem capacidade para abater 17 mil frangos por ano.
Para o prefeito Luiz Binotti, a inauguração da pequena agroindústria demonstra a evolução da agricultura familiar e apresenta a possibilidade de outras famílias também investirem em seus produtos. “Fico muito feliz em ver o sonho dessa família sendo realizado, concretizando um trabalho de muitos anos, produzindo e comercializando produtos com tranquilidade garantindo a segurança alimentar para todos. É uma obrigação do poder público incentivar a agricultura familiar e é isso que estamos fazendo, trabalhando para que outros produtores possam fabricar seus produtos com a mesma qualidade e segurança, legalizados. Estamos buscando modelos economicamente viáveis em todo Brasil para que algumas famílias possam se unir e construir novos abatedouros, seja de suínos, caprinos, e outros”, destacou.
O empresário e ex-prefeito Marino Franz também participou do evento e destacou o trabalho do poder público e dos agricultores na criação da comunidade há cerca de 10 anos, que hoje serve como exemplo para todo estado. “É gratificante ver que os assentamentos prosperaram e as famílias estão conseguindo produzir, um projeto que foi idealizado pelo sindicato para abastecer o mercado produtor de Lucas do Rio Verde com 30 famílias agricultoras. O 30 de Novembro significa uma luta de superação para todos que fazem parte da comunidade e para o município também”, comentou.