Prefeita abre Agosto Dourado, mês de conscientização do aleitamento materno

Com o tema “Aleitamento Materno e Paternidade”, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande irá desenvolver no mês de agosto uma série de atividades para sensibilizar a população sobre a importância da amamentação. A programação faz parte do projeto \'Agosto Dourado\', que integra o Calendário Oficial do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde e representa uma estratégia para garantir maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno. Durante todo o mês equipes de saúde estarão intensificando ações com intuito de reforçar o ato de amamentar, que além de saudável traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê.

A Prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, e o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, participaram na manhã desta quarta-feira (02), na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do distrito Souza Lima, da abertura oficial das atividades do mês ‘Agosto Dourado’.

A prefeita destacou que o leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, o que favorece uma série de benefícios essenciais para a vida do recém-nascido como fortalecimento da imunidade e a diminuição de riscos, a exemplo de problemas de anemia e respiratórios, por isso é necessário ações que promovam este ato de amor e de saúde. “O ‘Agosto Dourado’, tem justamente esse propósito, o de criar estratégias de mobilização social, na contribuição para que um maior número de mães e parturientes se conscientize da importância da amamentação”, disse Lucimar

O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes lembra que existe mais de 240 componentes identificados no leite materno que agem como protetores de doenças imunológicas que atuam no sistema imunológico, por isso é necessário que as mães sejam informadas sobre a importância da amamentação. “A mãe precisa estar bem informada por isso ações como essas são fundamentais, não somente para as mães de primeira viagem, mas as que já tiveram a experiência de amamentar o seu primeiro filho”, comentou.

A responsável técnica pelo PFS do bairro Souza Lima, Gláucia Pereira, disse que a unidade de saúde vai estar o mês inteiro com ações voltadas ao aleitamento materno, com consultas, palestras, e informações sobre o assunto. “Estamos abrindo o ‘Agosto Dourado’, mas as ações serão continuada, no cuidado com a mãe e o bebê”, informou.

A dona de casa Rita Ayane de Souza, 19 anos, é mãe de dois filhos, uma menina de 3 anos e um menino de 3 meses e esteve no evento para buscar mais informações a respeito do aleitamento materno. “Quando a minha filha nasceu fiquei com medo de não dar conta de amamentar direito e que o meu leite não estava fazendo efeito, por isso resolvi complementar com leite instantâneo e me arrependi porque ela recusou o peito. Já com o meu segundo filho estou amamentando até o dia que ele quiser, pois hoje sei da importância do leite materno. Com a ajuda dos profissionais desta unidade vou seguir as orientações para o bom crescimento da minha criança, e o mais importante com saúde”.

A mãe de primeira viagem, Flávia Vieira Vaz Frielly, disse que na unidade de saúde realizou consultas médicas e participou de palestras sobre os primeiros cuidados com o bebê, sobre o período do aleitamento materno e do projeto ‘Laços Maternos’, onde tive oportunidade de confeccionar todo o enxoval do meu filho. “Todo esse processo foi importante na minha vida. Meu filho é saudável e posso dizer que sem a ajuda desses profissionais não teria a tranquilidade que tenho no cuidado com o meu pequeno”.

A Superintendente da Atenção Básica, Nigima Luciana Brasil explicou que o aleitamento materno é o maior ato de amor entre a mãe e o filho. “O leite materno trás inúmeros benefícios ao bebê e o mais importante é totalmente gratuito, mas é necessário que as mães tenham alguns cuidados como a higienização da mama para não causar rachaduras, que geralmente aparecem em algumas mulheres nos primeiros dias de amamentação, o que prejudica a sequência do aleitamento materno”, destacou a palestrante.

Nigima Brasil também informou que a partir do dia 9 de agosto a unidade do PSF do bairro Água Vermelha estará realizando a campanha de doação do leite materno. “Há muitas crianças que estão em leitos de UTIs e que necessitam do leite materno, por isso contamos com a colaboração das mães que produzem leite em maior escala. Qualquer mulher saudável e que esteja amamentando e que deseja doar de forma voluntária será muito bem recebida”, completou.

A prefeita Lucimar Campos e sua equipe de trabalho também visitaram na manhã de hoje o PSF do bairro Ouro Verde. A unidade de saúde foi entregue recentemente, em um evento que contou com a presença do Governador Pedro Taques e demais autoridades públicas. No local a prefeita, como de rotina, conversou com pacientes e servidores e verificou as atividades da unidade e visitou as principais alas de vacinação, farmácia na checagem dos medicamentos. “Fico tranquila ao ver as pessoas da unidade serem bem atendidas dentro da nossa política de humanização. As prateleiras estão completas com os remédios necessários que estão sendo dispensados aos usuários do SUS desta região. É sempre bom estar próximo da população ouvindo sugestões e reclamações para o aperfeiçoamento dos serviços que são ofertados”, pontuou.

‘Agosto Dourado’: No Brasil, desde 1999, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A cada ano esta comemoração tem um tema definido que pode ser adaptado a cada país a fim de que sejam obtidos mais e melhores resultados. Materiais são preparados e distribuídos para que o tema seja divulgado. Além do Brasil participam da mobilização 150 países.

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS

ENQUETE

Voce é a favor ou contra Lei Magnitsky- que sancionou Alexandre de Moraes ?
PARCIAL