Sesc Pantanal oferece curso gratuito para brigadistas em Poconé e Barão de Melgaço
A formação tem duração de quatro dias e será ministrada pelo ICMBio
Tipos de incêndios florestais, comportamento do fogo e sistemas de detecção e combate fazem parte do conteúdo do Curso de Brigadistas, oferecido gratuitamente pelo Polo Socioambiental Sesc Pantanal, neste mês de julho. A formação acontecerá em Poconé e Barão de Melgaço (distrito de São Pedro de Joselândia) e será ministrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Em Poconé, o curso será de 10 a 13 de julho, no Sesc Poconé e em São Pedro de Joselândia, de 18 a 21 de julho, na Escola Estadual Maria Silvino Peixoto de Azevedo. As aulas serão realizadas das 8h às 12h e das 13h às 17h, totalizando 32 horas. Para participar, basta levar um documento de identificação pessoal com foto no primeiro dia da formação em cada local.
De acordo com o ecólogo e gestor da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN Sesc Pantanal), Alexandre Enout, a formação de novos brigadistas faz parte das ações preventivas do Polo Socioambiental para este período de seca na maior planície alagável do mundo.
“O curso básico formará brigadistas que poderão atuar em suas propriedades particulares, locais de trabalho, bem como em brigadas pelo Pantanal. Quanto mais pessoas capacitadas, melhor para a prevenção e rápido combate em caso de incêndios florestais”, declara Enout.
O conteúdo do curso inclui os seguintes temas: aspectos gerais dos biomas Pantanal e Cerrado; principais causas e consequências das queimadas e incêndios florestais no Pantanal e Cerrado; sistemas de vigilância, detecção e combate; comportamento do fogo em incêndios florestais no Pantanal e Cerrado; tipos de incêndios florestais; organização da Brigada de Incêndio; normas de segurança e aspectos gerais dos primeiros socorros e a legislação aplicada aos incêndios florestais.
Crédito das foto: Jeferson Prado
Sugestão de legenda: Para participar, basta levar um documento de identificação pessoal com foto no primeiro dia da formação em cada local