ACCuiabá discute texto da Reforma Tributária em reunião mensal da diretoria

 

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá), Jonas Alves, recebeu os diretores da entidade nesta quarta-feira (12.07) para a reunião mensal realizada na sede da Associação, no centro da Capital. No encontro, foram discutidos assuntos de relevância para o setor empresarial, com destaque para a reforma tributária, a duplicação da BR-364, entre Rondonópolis e Jataí, e o Liquida Centro 2023.

A reforma tributária (PEC 45/2019) foi um dos temas centrais da reunião, levando em consideração o impacto que as mudanças no sistema tributário podem ter sobre as empresas e o comércio local.

"É muito importante acompanhar de perto os trâmites em âmbito nacional para entender o texto aprovado pela Câmara Federal. O que os empresários buscam é um ambiente mais favorável aos negócios, com crescimento econômico, já que o principal objetivo da reforma é simplificar o sistema de recolhimento de impostos dos produtos e não complicar ainda mais", completou Jonas.

O consultor jurídico da ACCuiabá, Rafael Furman, explanou vários tópicos que a reforma tributária aprovada pela Câmara dos Deputados traz, entre eles o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de competência dos Estados, Distrito Federal e Municípios, que substituirá o ICMS e o ISS. Já a contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de competência da União, substituirá PIS/Cofins e PIS/Cofins-Importação.

"O texto aprovado pela Câmara será remetido ao Senado Federal, onde precisa ser aprovado em dois turnos por, pelo menos, 49 dos 81 senadores. Se houver modificação, retorna para deliberação pela Câmara dos Deputados. Ao contrário, será promulgado em sessão do Congresso Nacional", explicou o advogado.

Duplicação da BR-364

Outro ponto abordado na reunião foi a duplicação da BR-364, trecho entre Rondonópolis (MT) e Jataí (GO), uma demanda antiga da região que visa melhorar a infraestrutura viária e impulsionar a logística dos dois estados. O presidente da ACCuiabá, Jonas Alves, reforçou a importância desse projeto para o desenvolvimento econômico da região, facilitando o escoamento da produção e a conexão entre os municípios.

Além disso, foram discutidas as ações da ACCuiabá durante o Liquida Centro 2023, evento tradicional que acontece até este domingo (16.07), no centro comercial de Cuiabá, com descontos de até 70% e oportunidades para os consumidores. "O Liquida Centro fomenta o comércio local e atrai consumidores, impulsionando as vendas e fortalecendo a economia da região", comentou.

Durante a reunião, os diretores da ACCuiabá tiveram a oportunidade de apresentar suas contribuições e sugestões para os temas discutidos. O encontro foi marcado pela troca de ideias e pela busca de soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelo setor empresarial de Cuiabá.

Ao final da reunião, o presidente Jonas Alves agradeceu a participação de todos na reunião e ressaltou o compromisso da Associação Comercial em representar e defender os interesses dos empresários da Capital. Ele reforçou a importância da união e do trabalho em equipe para superar os obstáculos e alcançar resultados positivos.

A próxima reunião mensal da Associação Comercial de Cuiabá já está agendada, demonstrando o compromisso contínuo da entidade em promover o diálogo e buscar soluções para os desafios enfrentados pelo setor empresarial no município e em todo o estado.

FOTO: ACCUIABÁ



INFORMES PUBLICITÁRIOS

ENQUETE

Voce é a favor ou contra Lei Magnitsky- que sancionou Alexandre de Moraes ?
PARCIAL