Hospitais Filantrópicos param hoje só Hospital de Câncer mantém atendimento
Em virtude da defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde - SUS, e os constantes atrasos nos pagamentos por parte do governo do estado, a Federação das Santas Casas e dos Hospitais Filantrópicos do Estado de Mato Grosso - Fehosmt, neste ato representando os Hospitais Santa Casa de Cuiabá, Santa Casa de Rondonópolis, Hospital Santa Helena e Hospital Geral Universitário paralisam as atividades nesta segunda-feira(7).
Os hospitais esclarecem que desde 2015 vem expondo ao governador do Estado de Mato Grosso, Pedro Taques as dificuldades ocasionadas pelo atraso nos repasses, mas sem sucesso.
EM nota a Fehosmt diz que em 2015 após diversas tratativas fora concedido emergencialmente um custeio por 3 meses até que os custos fossem realmente apurados, através de uma consultoria especializada na área da saúde indicada pelo Governo do Estado. Advindo com a constante troca de secretários Estaduais de Saúde, a cada troca o processo iniciava do zero. E que em 2016, do total dos déficits levantados para o custeio, foi nos repassado 69% deste valor, não cobrindo seu custo efetivo, com a promessa do Governo do Estado de que estaria fazendo um estudo de como manter, e até cobrir os 100% dos déficits, visto que o custeio da Saúde sendo tripartite, poderia assim, ser custeada pelo Município, Estado e União. Visto que 85% dos atendimentos dos usuários do SUS são feitos pelos hospitais filantrópicos.
Somente o Hospital de Câncer não aderiu a paralisação por conta dos pacientes apesar de concordar com o protesto e também estar na mesma situação.