Moraes manda soltar 90 presos, entre eles, quatro de MT
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar ontem (07.08) 90 presos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Ao mesmo tempo a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação de 40 acusados. A soma das acusações pode chegar a 30 anos de prisão.
Entre os acusados que conseguiram liberdade provisória estão quatro mato-grossenses que estavam até então detidos e foram beneficiados por medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, proibição de usar redes sociais, cancelamento dos passaportes, suspensão do porte de armas e obrigação de comparecer semanalmente à Justiça. Serão soltos a moradora de Colíder, Rosley Pereira Monteira, o engenheiro de Sinop, Leandro Alves Martins, e as moradoras de Cuiabá, Elisângela Cristina Alves de Oliveira e a publicitária Simone Aparecida Tosato.
No entendimento de Moraes, os acusados, 37 mulheres e 53 homens, não representam mais riscos às investigações.
Todos são réus nos processos oriundos da investigação e respondem pelos crimes de associação criminosa, abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e crime contra o patrimônio público tombado.
FOTO: AGENCIA BRASIL