Primeiro Cetas de Mato Grosso será construído em Lucas do Rio Verde
A entrega do terreno para construção do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) foi realizada no último sábado (05). A obra será uma parceria entre o Governo do Estado por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), prefeitura, Ministério Público (MPE) e a ONG Amibem, A ação fez parte das comemorações de aniversário de Lucas do Rio Verde.
O terreno de um hectare foi doado pela prefeitura e terá 0,5 hectare de área aberta e 0,5 hectare de mata. O atendimento será destinado aos animais silvestres, a maioria vítimas de atropelamentos em rodovias e tráfico, além da realização de pesquisa científica e educação ambiental de crianças e jovens.
Para o vice-governador e secretário de Estado de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, foi um orgulho participar deste momento de lançamento do Centro de Triagem de Animais Silvestres. Em suas palavras, Fávaro citou que Mato Grosso do Sul já tem oito Cetas e Mato Grosso, sendo um estado tão pujante, ainda não tinha nenhum, este será o primeiro.
“Lucas já foi a semente do Código Florestal Brasileiro, daqui saiu o Lucas do Rio Verde Legal, depois se transformou no MT Legal. Nenhum país no mundo tem um regramento tão precioso como o Brasil tem e nós podemos ter orgulho que o Código Florestal teve origem aqui em Lucas do Rio Verde. Uma sociedade evoluída como aqui, mostra que ainda temos preocupação com o futuro e com o meio ambiente”, afirmou o vice-governador.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri, elogiou e agradeceu o prefeito Luiz Binotti pela preocupação e dedicação em buscar recursos para essa área no município, tanto em Cuiabá, como em Brasília. “O meio ambiente e a fauna aqui do estado agradecem por essa obra, isso aqui vai ajudar muito. Hoje é uma pequena entrega de terreno, mas com um futuro muito grande para Lucas do Rio Verde e Mato Grosso”, concluiu.