Cuiabá mobiliza comunidade para destinação correta de embalagens de defensivos agrícolas
Mais do que um dos principais produtores de grãos e proteína animal do mundo, o Brasil também é referência na reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas. No próximo dia 18 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), data que marca o empenho da agroindústria na busca de atividades mais sustentáveis.
Com o tema "Comemorando juntos as conquistas de todos", a celebração reconhece os resultados do Sistema Campo Limpo. Realizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), entidade sem fins lucrativos, que em parceria com indústria, revendedores e poder público já destinou de forma ambientalmente correta mais de 700 mil toneladas de embalagens vazias, desde o início das atividades em 2002.
Deste total, somente no ano passado, Mato Grosso destinou cerca de 15 mil toneladas de embalagens, o equivalente a 28% da produção nacional. No estado, além da unidade de Cuiabá, outras 17 cidades estarão engajadas nas celebrações da data. Na capital, o evento será realizado a partir das 10h na indústria Plastibras - Dutos Corrugados, empresa mato-grossense que fabrica materiais para construção civil a partir da reciclagem das embalagens.
A celebração do DNCL é uma ocasião de extrema importância para a agroindústria nacional. "A ação não apenas fortalece o trabalho de toda a cadeia produtiva, mas também mantém o Brasil como líder mundial na reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas. Cerca de 93% das embalagens colocadas no mercado são destinadas à reciclagem, enquanto os 7% restantes, são devidamente incinerados, garantindo uma destinação ambientalmente correta para 100% das embalagens devolvidas em nosso país", explica presidente do inpEV, Marcelo Okamura.
Durante a 19ª edição do Dia Nacional do Campo Limpo serão realizadas ações envolvendo autoridades, agricultores e a comunidade em geral em cerca de 114 cidades brasileiras. Para o evento em Cuiabá, estão confirmadas as presenças do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, além do diretor presidente do inpEV, Marcelo Okamura, do presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel e o presidente da Plastibras, Adilson Valera Ruiz.
Missão - O destaque é o DNCL Sustentabilidade, que mobilizará a comunidade para a arrecadação e o plantio de árvores. A expectativa é de que 16 mil mudas serão plantadas próximas as centrais responsáveis pelo recebimento das embalagens vazias.
Essa iniciativa está alinhada com a missão do inpEV de conservar o meio ambiente, promover a economia circular e reduzir o consumo de recursos naturais e a emissão de gases de efeito estufa. Afinal, cada árvore plantada tem a capacidade de capturar 140 kg de CO2 equivalente em 20 anos de seu ciclo de vida, segundo dados do Instituto Brasileiro de Florestas.
A edição de 2023 também contará com o DNCL Portas Abertas, quando as centrais de recebimento de embalagens recebem a comunidade para atividades relacionadas às boas práticas ambientais. Além disso, serão realizadas palestras educativas e homenagens aos agricultores destaque no recebimento de suas embalagens de defensivos agrícolas. As solenidades oficiais acontecerão simultaneamente em 11 cidades brasileiras.
FOTO: FIEMT