Serviços mais procurados da Saúde foram consultas médicas, odontológicas e aferição de pressão arterial

 

 

A primeira edição do "Mutirão Cidadania", da prefeitura de Várzea Grande, atraiu centenas de pessoas em busca dos serviços da Administração Pública Municipal, e logo cedo a população do bairro da Manga e entorno já estavam sendo atendidos.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde levaram serviços e ações de imunização: vacinas de rotina, influenza (gripe) e Covid-19 e a bivalente-Covid-19; Atendimento Médico: especialidades: Clínico Geral, Ortopedista e Pediatria; Avaliação Odontológica; Vacinação de cães e gatos- ( Zoonose). A população pode fazer testes rápidos de ISts (HIV, sífilis e hepatites B e C). Houve a entrega de medicamentos, para quem já tinha a receita. Foi realizada também a aferição de pressão arterial, teste de glicemia, agendamento de CCO- É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero – Câncer-, entre outros serviços.

O Mutirão teve a finalidade de contemplar as centenas de pessoas que compareceram, de forma ágil e acessível, aos serviços que a Administração Pública  oferta no seu dia-a-dia. Mas desta vez, próximo a comunidade da Manga, Região do Grande Cristo Rei.

O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros, fez questão de anunciar que no próximo mês a Unidade de Estratégia Saúde da Família do Bairro, que passa por reforma geral e ampliação nas suas acomodações, será entrega a população, com um novo conceito de atendimento de forma mais humanizada, visto que os espaços foram adaptados às necessidades dos serviços, mais arejados, mais amplos e com mais serviços a serem prestados dentro do conceito da Unidade de Estratégia Saúde da Família.

"Esta é uma obra esperada pela população. O prefeito kalil Baracat, fez questão de ordenar a sua reforma e ampliação, que na realidade, virou uma nova unidade. Vamos trabalhar na promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desta comunidade. É na Atenção Básica que resolvemos em até 90% das necessidades de saúde da população. Vamos trabalhar de forma conectada entre todas as 22 unidades de saúde, na prevenção de doenças da nossa população", disse o secretário municipal de Saúde, Gonçalo Aparecido de Barros.

SERVIÇOS - Entre os serviços mais procurados da Saúde Municipal, estavam a aferição de pressão arterial, medição de taxa de glicemia, orientação nutricional e de saúde bucal, vacinação contra Influenza e Covid-19, além da entrega de medicamentos.

Ao tomarem conhecimento do mutirão, as moradoras do bairro da Manga, Neide Aguiar de 61 anos, (filha) e sua mãe, Anésia Tereza de Aguiar de 85 compareceram bem cedinho ao mutirão e foram as primeiras a serem atendidas nos serviços de ortopedia e clínica médica. Aproveitaram a oportunidade e também verificaram a pressão arterial e a dosagem do açúcar no sangue.  

"Gostei demais dessa ação da saúde, uma estrutura para cuidar do povo.  Além de atender quem já estava sabendo da ação, como nós, que tínhamos que voltar ao Posto de Saúde, fizemos tudo aqui mesmo, e depois né, termina ajudando quem passa pelo bairro, e quem não tem tempo ou condições de se deslocar para as unidades. Aqui é tudo pertinho, por isso resolvemos facilitar a nossa vida. Foi uma maravilha", disse a filha Neide Aguiar.

Já a moradora da Região, Lúcia Gomes, tomou conhecimento dos serviços que seriam ofertados na página oficial do Instagram da Prefeitura. Após pegar seus remédios, que já havia passado pelo médico, elogiou o serviço e destacou a importância da promoção da ação de cidadania.

"Estava me sentindo meia zonza, acredito ser por causa do intenso calor. Aí soube pelo Instagram que seria realizado aqui no bairro e região uma ação da prefeitura. Vim até aqui, realizei exames e soube que minha pressão estava alta. Fui medicada e já saí com os remédios em mãos. Aproveitei também para tomar a vacina da gripe (Influenza). É fundamental se manter imune, ainda mais nessa época cheia de virose por aí, é muito importante promover ações como essa, porque as pessoas aproveitam a oportunidade para cuidar da saúde", frisou.

Já a médica da Família, Diandra Vilela, que atua na Unidade de Saúde do Bairro, disse que esta ação facilita a vida de muitas pessoas. "O deslocamento é fácil, os moradores estão vindo e buscando ajuda médica, com este clima que está, de forte calor. Muitos são alteração de pressão, outros são necessidades de especialistas, e muitas crianças com problemas respiratórios. A ação da prefeitura, facilita o nosso trabalho e também ajuda e muito a população. Aqui elas ficam sabendo do seu diagnóstico, levam a medicação e outros já saem regulados para especialistas. Uma ação muito positiva", disse a médica.

A avó da pequena Ariela Beatriz Rodrigues de Moraes, de 4 anos, Solange Rodrigues disse que veio ao Mutirão de Cidadania, para colocar em dia a caderneta vacinal da neta e também ir ao consultório médico da pediatria.

"A saúde das crianças é muito importante. Hoje resolvi colocar as vacinas da minha neta em dia e passar por médico, porque estava reclamando de algumas dores. Graças a Deus ela está bem e agora completou a vacinação, para a idade dela. Já saí sabendo quais as próximas vacinas e dias que ela tem que se vacinar. Eu cuido a maior parte da semana dela, os pais trabalham, o mutirão ajudou e muito. O atendimento foi muito bom, rápido e ainda deu tempo para ela brincar no parque e se distrair.", disse ela.

 

FOTO: PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE



INFORMES PUBLICITÁRIOS