Polícia Federal deflagra operação Descarrilho no combate a crimes relacionados ao VLT
Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira(9) a Polícia Federal deflagrou a operação “Descarrilho para apurar crimes de fraude a procedimento relacionados ao VLT em Mato Grosso.
Estão sendo investigados desde o processo licitatório, associação criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato e lavagem de dinheiro que pode ter ocorrido desde que o VLT foi escolhido como modal para a Copa de 2014.
São cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, desses 10 são em Cuiabá, um em Várzea Grande, um em Belo Horizonte (MG), um no Rio de Janeiro (RJ), um em Petrópolis (RJ), dois em São Paulo (SP) e dois em Curitiba (PR). A PF cumpre ainda um mandado de condução coercitiva também em Cuiabá.
O ex-secretário da antiga Secopa Maurício Guimarães foi levado coercitivamente para depor.
A investigação começou quando apareceram indícios de acertos de propina com representantes de empresas integrantes do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, bem como desvio de recursos por intermédio de empresas subcontratadas pelo consórcio.