ALMT passará a ter 27 deputados com base no censo

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), Eduardo Botelho (DEM), confirmou hoje que os deputados que compõem a Mesa Diretora da ALMT planejam a estruturação da Casa de Leis, para acomodar três novos deputados, ou seja, a estruturação será para atender 27 deputados.

Como destaca Botelho, a questão não se resume apenas a criação de novo gabinetes, nas a toda uma nova estrutura para atender os novos deputados, o que compreende material humano, recursos financeiros, mobiliário, enfim, toda uma complexa estrutura.

Segundo Botelho, a elevação no número de representantes no Parlamento estadual, de 24 para 27 deputados, segue decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considera o Censo 2022, baseado no aumento da população.

"Não é fácil criar três gabinetes de uma hora para outra, então, tem que fazer um planejamento. Já começamos esse planejamento para prepararmos esses três gabinetes para próxima legislatura. Isso já está consumado, já está decidido, então, vamos trabalhar para isso. Se dependesse de mim, não teria, eu acho que 24 está bom, mas se aumentar para 27 não tem problema nenhum", afirmou Botelho.

Além de mudanças estruturais, Botelho aponta elevação do número de assessores para atender os novos deputados e também alteração no Regimento Interno. Já em relação ao duodécimo, Botelho afirma que será mantido. "Orçamento não muda, lemos que se virar com o que temos, mas está tranquilo, está sobrando dinheiro e estamos devolvendo. Já devolvemos algo em torno de R$ 30 milhões e talvez devolva mais uns R$ 40 milhões", ponderou.


FOTO ASSESSORIA ALMT 



INFORMES PUBLICITÁRIOS