Deputado diz que BRT não mudará nada e cobra nova frota de ônibus para VG

 

O deputado estadual Fábio Tardin (PSB) afirmou a imprensa que a implantação do modal do Bus Rapid Transit (BRT) na cidade não mudará nada o transporte público do município e cobrou que a União Transporte e a Prefeitura de Várzea Grande aumentem a frota municipal e intermunicipal. Conforme explica Fábio, o BRT passará apenas pela Avenida da Feb, localizada no centro da cidade e que se de fato for construído o terminal de embarque próximo ao aeroporto, o deslocamento da população continuará dependentes dos ônibus municipais, que não receberão reforços.

“O que precisamos melhorar em Várzea Grande é a frota de ônibus dos bairros. A população não está na Couto Magalhães, ou Avenida da Feb, ela está no 24 de Dezembro, no 13 de Maio, Asa Bela e Jardim dos Estados”, disse Fábio.

Tardin ainda contou que em sua visão, se o BRT não ter um terminal próprio, acarretará problemas. Se o novo modal usar o único terminal da cidade, o Terminal André Maggi, enfrentará grande emblemas estruturais. Conforme o deputado, o local não suporta nem os ônibus de pequeno porte.

“O BRT, conforme um dos projetos, andaria 2 mil metros da Couto Magalhães e seguiria para o terminal antigo. Ele é arcaico e não suporta mais, ele não aguenta receber nem os ônibus pequenos que hoje lá circulam, imagina o BRT. Nós precisamos de mais ônibus que trazem as pessoas dos bairros”, contou.

O parlamentar confirmou que, apesar do estudo do Governo do Estado mostrar que o ideal seria o BRT passar pela Couto Magalhães, a rota foi alterada após uma reunião na última segunda-feira (2).

“O governador mandou fazer os estudos e o ideal seria passar pela Couto Magalhães, porém a decisão do prefeito e da maioria que estava presente foi de construirmos um novo terminal ali na região do aeroporto, onde o terreno já é do Governo do Estado, o pátio do tão sonhado VLT, que acabou não acontecendo. Agora,  o BRT não passará na Couto Magalhães, está batido o martelo [...] se é a melhor decisão para o futuro de Várzea Grande, nós não sabemos. Mas foi a decisão tomada em conjunto, principalmente pelo prefeito Kalil", disse Tardin.

O BRT irá fazer o mesmo trajeto do VLT, saindo da região do Aeroporto Marechal Rondon e depois retornará para Cuiabá pela Avenida da FEB.

 

FOTO: ALMT



INFORMES PUBLICITÁRIOS