Defensora Pública de Mato Grosso irá compor Comitê Nacional Pop Rua Jud do CNJ
A defensora pública de Mato Grosso, Rosana Esteves Monteiro, foi designada para compor o Comitê Nacional Pop Rua Jud, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A nomeação foi homologada na última terça-feira (19.12), em ofício assinado pelo conselheiro Pablo Coutinho Barreto.
A Resolução CNJ 425/21, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, traz como matriz a necessidade de atuação em redes interinstitucionais, com participação de todos os atores dos sistemas de justiça, órgãos do executivo e legislativo, além da sociedade civil organizada, sobretudo a academia e movimentos sociais.
O Comitê Nacional Pop Rua Jud atua na promoção de políticas públicas judiciais de atenção a essa parcela da população. O objetivo é oferecer à população em situação de rua atendimento prioritário e sem burocracia nos Tribunais brasileiros, possibilitando o acesso à Justiça de modo célere, simplificado e efetivo.
"Recebi com felicidade o convite para compor o Comitê Pop Rua Jud Nacional e contribuir com a construção de ações e propostas visando a efetividade da Resolução 425/21 do CNJ, que criou a Política Nacional Judicial para Pessoas em Situação de Rua. Para Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, a participação no Comitê tem grande importância, já que com sua atuação institucional, intersetorial e muito próxima dos movimentos sociais de luta pelos direitos da população em situação de rua poderemos colaborar para o fortalecimento da política judicial de acesso à justiça das pessoas em situação de rua", celebrou Rosana Monteiro.
FOTO: ASSESSORIA