A sustentabilidade no mundo das joias: novas marcas confirmam tendência de upcycling

Recém-inaugurada, Eunoyah reutiliza ouro e aceita peças antigas como parte do pagamento

A sustentabilidade deixou de ser um diferencial para tornar-se fator de sobrevivência dentro de um mercado cada vez mais competitivo. A pesquisa mais recente feita sobre este assunto, pela agência norte-americana Union + Webster, revelou que 87% dos brasileiros preferem consumir produtos de companhias com práticas sustentáveis. O setor joalheiro é um dos que tentam se adequar à essa nova realidade. E a Eunoyah é uma marca que serve como exemplo disso.

Recém-chegada ao mercado, em novembro de 2023, a marca tem essa premissa consciente como foco do trabalho. “Por se tratar de um bem não-renovável, apostamos na reutilização do ouro proveniente de outras joias. Esse metal, tão precioso, pode ser derretido e transformado incontáveis vezes, sem perder a sua integridade e o seu valor”, explica Marcella Helena Bighetti, Diretora Criativa da Eunoyah.

A empresa mostra que a economia circular, além de todos os benefícios que gera para o meio ambiente e para a sociedade, também pode ser aliada aos negócios. “Abrindo a possibilidade de colocar uma peça usada como parte do pagamento, nós estimulamos a recorrência e fidelização do cliente, e evitamos que joias fiquem paradas, ressignificando-as. Essa é uma tendência, inclusive, em marcas já consolidadas no setor”, conta Evelyn Canalli, responsável pelo departamento operacional da empresa.

Na alta joalheria, o movimento de upcycling sempre foi natural. “Era muito comum ter joias de família que passavam por renovações ao longo do tempo, mas esse serviço perdeu força com a fast fashion, quando as empresas começaram a focar em criar coleções rápidas e temporárias, o contrário do que propomos”, enfatiza Marcella. A Eunoyah é adepta do slow fashion, ou seja, um movimento que oferece produtos mais duráveis, com produção autoral e em pequenas quantidades.

 

Origem do ouro

Faz parte das preocupações sustentáveis da marca garantir que o cliente saiba de onde vem o metal que compõe as peças adquiridas por ele. No caso da Eunoyah, esse processo se dá via blockchain. O cliente recebe um QR code e, com ele, consegue acompanhar todo o processo. “É a tecnologia a favor da inovação, conferindo muito mais credibilidade aos negócios”, relata Evelyn.

Essa tecnologia de rastreio também já é utilizada em outros países e ajuda a tornar a cadeia de metais preciosos mais sustentável.

 

Sobre a Eunoyah

A Eunoyah é uma marca de joias 100% autorais que nasceu no fim de 2023 com o propósito de transformar o mundo através da beleza, ajudar a natureza e fazer um convite para a reflexão. Com duas coleções, Substrato e Vínculos, a marca incentiva o slow living com modelos minimalistas e adaptáveis às mais diversas situações. As peças são todas de ouro 18k, 100% ético e responsável, com origem rastreada via blockchain. A empresa faz entregas para todo o Brasil sob encomenda. Saiba mais em https://www.instagram.com/eunoyahjewelry.

 

Sobre Evelyn Canalli

Evelyn Canalli é advogada, mas circula pelo universo de joias desde que nasceu. Filha de joalheiro, adquiriu conhecimento de mercado em casa. Foi só há alguns anos, no entanto, na primeira gravidez, que resolveu atuar no setor com algo próprio e começou a estruturar a criação da Eunoyah, marca de joias 100% autorais. Bacharel em Direito pela PUC-SP, tem especialização em Direito das Relações de Consumo pela mesma instituição e MBA em Gestão Estratégica pelo Insper. Possui, ainda, certificado em Compliance e Ética Profissional Internacional pela Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE).

 

Sobre Marcella Helena Bighetti

Marcella Helena Bighetti é formada em Publicidade e Propaganda pela FAAP e especializada em gestão de contas, com vasta experiência em vendas de mídia digital. Há 14 anos no mercado, passou por grandes empresas até decidir empreender e abrir, com a sua sócia, a Eunoyah, marca de joias 100% autorais. A profissional já morou anos fora do Brasil, na Ásia e na Europa, e o contato com diferentes culturas foi o que deu a bagagem necessária para somar à sua joalheria. Especializada em design de joias pelo Istituto Europeo di Design, é também a base criativa da empresa, atuando no design das peças.

 


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