PF desarticula quadrilha que fraudava auxílio-reclusão em MT
Na manhã desta terça-feira(22), a Força-Tarefa Previdenciária, composta pela Polícia Federal e Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, deflagrou a Operação Rosário para desarticular uma quadrilha especializada em fraudar benefícios previdenciários de auxílio-reclusão em Mato Grosso.
São cumpridos 8 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Rosário Oeste por ordem da Justiça Federal de Diamantino.
Reprodução
Desde 2016, que a polícia investiga essas fraudes após denúncia recebida na Ouvidoria da Previdência Social em Rosário Oeste. A quadrilha é especializada na falsificação de atestados carcerários, ampliando o período de prisão dos supostos segurados.
A investigação mostrou que as concessões de auxílio-reclusão na APS Rosário Oeste é doze vezes maior que a média nacional, em que pese tratar-se de município com cerca de 18 mil habitantes, não contando com penitenciária.
O prejuízo causado aos cofres públicos deve passar de R$ 1 milhão.
O nome da operação é referente a cidade de Rosário Oeste.