Em delação, Silval revela conversas com Pedro Taques
Mais revelações da delação ‘monstruosa’ do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) foram divulgadas nesta terça-feira(22). Silva revela que se reuniu com o agora governador Pedro Taques para fechar um acordo em que se caso ele fosse eleito não investigaria as contas de Silval deixadas para trás. Taques era senador do PDT e candidato a governador ainda em 2014, conforme denunciou a TV Centro América, afiliada da Rede Globo.
A aproximação de Taques teria sido recomendada pelo o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP) e o então prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) para que não investisse na campanha do ex-vereador Lúdio Cabral (PT), adversário de Taques e que contava com apoio do PMDB.
Sem apoiar Lúdio, Taques então se comprometeria a não investigar as contas de Silval. E Taques teria se comprometido a não olhar para trás se fosse eleito em um encontro na casa do Mauro. Logo após quem assumiu a campanha de Taques foi o empresário Allan Malouf que também teria tido encontros com Silval para tratar da campanha de Taques.
DEFESAS
PEDRO TAQUES - Em nota o governador Pedro Taques nega as acusações e qualquer contato com seu desafeto Silval Barbosa.
Nota Pedro Taques
O Governo do Estado de Mato Grosso vem a público esclarecer o que segue:
01 - O Governo do Estado não tem conhecimento sobre o teor da delação feita pelo ex-governador Silval Barbosa até a presente data.
02 - O governador Pedro Taques lembra que foi adversário do ex-governador nas duas eleições que disputou, sendo a primeira para senador, em 2010, e a segunda para governador, em 2014.
03 - O governador lembra ainda que possui vários adversários e desafetos na vida pública, inclusive políticos, entre os quais João Arcanjo Ribeiro, Hildebrando Pascoal, Silval Barbosa e José Geraldo Riva. E que nunca fez acordos com tais pessoas.
04 - Com um histórico de 15 anos atuando no Ministério Público Federal, Pedro Taques tem uma história de combate ao crime e aos criminosos. Como governador, seu primeiro decreto (001/2015) determinou a suspensão de pagamentos e auditagem de todos os contratos da gestão anterior. Talvez por essa razão o ex-governador atribua a Pedro Taques a responsabilidade pelas ações judiciais e operações policiais que levaram à prisão não apenas de Silval Barbosa, mas de sua esposa e um de seus filhos.
05 - Quanto às ilações sobre eventuais doações eleitorais irregulares, trata-se de mais uma leviandade criminosa daqueles que se utilizam do instrumento legal da Delação Premiada para fazer vingança pessoal ou comércio para atender interesses outros. Pedro Taques reafirma o que já disse em outras situações: sua prestação de contas relativa à campanha eleitoral de 2014 foi aprovada pela Justiça Eleitoral por unanimidade.
06 - O governador aguarda ter acesso à delação para conhecer eventuais acusações contra si para poder se manifestar.
Cuiabá- MT, 22 de agosto de 2017.
GCOM – Secretaria do Gabinete de Comunicação do Governo do Estado de Mato Grosso
NOTA BLAIRO MAGGI
Informo que jamais estive presente em reunião política junto com Silval Barbosa, Mauro Mendes e Pedro Taques, uma vez que não participei efetivamente das eleições de 2014, muito menos declarei apoio a qualquer um dos candidatos.
Por essa razão, reitero que não convoquei encontros para tratar de acordos que beneficiassem o ex-governador Silval Barbosa.
Se houve qualquer encontro ou se existia algum interesse em acordos de proteção, foi por parte do próprio Silval Barbosa, uma vez que ele era o governador a época.
Ressalto que temos solicitado reiteradamente ao STF acesso às colaborações premiadas já homologadas, uma vez que estamos sendo procurados pela imprensa a apresentar defesas parciais, sem mesmo conhecer o teor das informações.
Por fim, entendo ser lamentáveis os ataques a minha reputação, mas estou com a consciência tranquila quanto às minhas ações e assim que tiver acesso ao teor da delação, usarei de todos os meios legais necessários para me defender, pois definitivamente acredito na Justiça.
Blairo Maggi