Defensoria participa do 1º Encontro de Saúde e Controle Externo do TCE-MT
Na manhã desta segunda-feira (4), o primeiro subdefensor público-geral, Rogério Borges Freitas, representou a DPMT na abertura do 1º Encontro de Saúde e Controle Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), em Cuiabá.
O encontro, que segue até amanhã (5) no auditório Lenine de Campos Póvoas, da Escola Superior de Contas, visa promover o fortalecimento da gestão da saúde pública e do controle externo, contribuindo com novos conhecimentos e boas práticas.
De acordo com a organização, gestores públicos de mais de 100 municípios mato-grossenses, entre prefeitos, secretários de saúde e outros servidores da área, participam do seminário.
“É um evento bastante significativo porque reuniu muitos gestores públicos para debater o tema da saúde com foco na fiscalização e regular aplicação do dinheiro público”, afirmou Freitas.
Para o subdefensor público-geral em exercício, o encontro demonstra a preocupação do TCE-MT com a saúde pública.
“O presidente Sérgio Ricardo mostra uma atenção muito grande com esse tema, que é sensível. Isso fala de perto com os interesses da Defensoria Pública porque nós atuamos na ponta e sabemos da falta de assistência médica às pessoas mais carentes, o quanto a pessoa hipossuficiente padece com a saúde quando não tem acesso a um médico, uma consulta, uma cirurgia, e a Defensoria é acionada muitas vezes para forçar o ente federado a realizar esse procedimento com uma liminar ou decisão da Justiça”, relatou.
foto assessoria