Advogados de MT defendem voto direto na escolha de desembargadores.

Pesquisa aponta que 85% dos advogados de MT querem voto direto na escolha de desembargadores

Uma pesquisa do Instituto Percent, encomendada pelo site Folhamax, revelou que 85,2% dos advogados de Mato Grosso são favoráveis ao voto direto para a formação da lista sêxtupla de candidatos ao cargo de desembargador pelo quinto constitucional. Apenas 12,3% defendem o modelo atual, onde apenas conselheiros e diretoria da OAB-MT votam.

A advogada Xênia Guerra, ex-candidata à presidência da OAB-MT, reforçou nas redes sociais a importância da participação direta da advocacia no processo, destacando que a proposta fez parte de sua campanha.

A pesquisa foi divulgada em meio à vacância aberta com a aposentadoria do desembargador José Ferreira. Xênia defendeu que o Conselho da OAB-MT leve em conta o desejo da maioria ao elaborar o edital de convocação.

A pesquisa também mostrou que 90,7% dos advogados conhecem o atual modelo de escolha. O voto direto já é adotado em estados como Santa Catarina.

O advogado Munir Salomão afirmou que a escolha deve refletir a vontade dos quase 30 mil advogados do estado, destacando que a democracia começa dentro da própria OAB.



INFORMES PUBLICITÁRIOS