Trump vira símbolo em atos pró-Bolsonaro realizados em 62 cidades.
Redação
Ex-presidente dos EUA é celebrado por bolsonaristas após anunciar tarifas contra o Brasil; manifestações pedem anistia a presos do 8 de janeiro e atacam Moraes
O nome mais exaltado nas manifestações deste domingo (3) não foi Jair Bolsonaro, mas Donald Trump.
Em 62 cidades brasileiras, apoiadores do ex-presidente foram às ruas pedindo anistia aos condenados pelos ataques de 8 de janeiro, atacando o Supremo Tribunal Federal — especialmente o ministro Alexandre de Moraes — e exaltando o ex-presidente dos EUA pelas sanções econômicas contra o Brasil.
Apesar de estar proibido de sair de casa aos fins de semana, Bolsonaro apareceu por videochamada nos atos da Avenida Paulista e de Copacabana. Acenou em silêncio, enquanto era ovacionado.
Cartazes com frases como “Obrigado, Trump”, “BolsoTrump” e “TrumNaro” dominaram as cenas. Para os manifestantes, as medidas econômicas de Trump foram lidas como um gesto de apoio à causa bolsonarista — mesmo sob risco para a economia nacional.
O visual dos protestos seguiu o padrão já conhecido: camisas verde-amarelas, bandeiras dos EUA e de Israel, músicas religiosas e discursos contra o Judiciário e a esquerda.