Ônibus exibido em reportagem está parado desde o ano passado

A prefeitura de Chapada dos Guimarães esclarece que o ônibus exibido em reportagem de TV como sendo o que estava circulando para transportar alunos da rede pública, na verdade está sem condições de uso. O ônibus exibido está parado desde o ano passado.

A prefeitura recebeu da gestão anterior uma frota de ônibus sucateada, sem estepe, sem pneus e manutenção em geral, muitos com mais de 10 anos de uso. Todos os 26 veículos recebidos no exercício de 2017 estavam sem condições de trafegar. Foi realizado no mês de janeiro um paliativo para garantir transporte para o início das aulas.

Os ônibus só entraram em circulação após consertos e revisões. Os que trafegam atualmente não oferecem risco, mas muitos ainda precisam de adequações para melhorar a segurança e conforto dos estudantes.

O Detran vistoriou o transporte escolar neste ano e aprovou 5 ônibus, os demais ainda precisam passar por vistoria ou fazer adequações necessárias para o bom funcionamento. Recebemos do programa Caminho da escola (FNDE) no mês de Junho/17 um ônibus novo, cujos estofados já foram depredados pelos alunos. Para complementar a frota escolar a prefeitura alugou oito ônibus em condições para circular, totalizando uma frota de 34 ônibus para fazer o transporte escolar nas áreas rural e urbana.

O transporte escolar é oferecido para rede municipal e estadual (linhas compartilhadas). Para ter direito ao transporte escolar, a residência do estudante precisa estar numa distância superior a dois quilômetros de sua unidade escolar. O transporte é feito somente nas linhas mestras. É dever e responsabilidade da prefeitura e do governo do estado a concessão desse benefício, com vistas a providenciar uma forma segura e confortável de transporte, de acordo com a Legislação vigente.

O Estado repassa para o transporte escolar R$ 72,802 (setenta e dois mil, oitocentos e dois reais), sendo que o repasse federal é de R$ 20.101 (vinte mil e cento e um mil reais). O município entra com a contrapartida para manutenção de peças e pneus, combustível e mão de obra. Os valores dos repasses estadual e federal não são considerados suficientes para viabilizar um transporte com qualidade para atender a demanda. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS

ENQUETE

Voce é a favor ou contra Lei Magnitsky- que sancionou Alexandre de Moraes ?
PARCIAL