PROJETO FLORESER

Primeira-dama de Cuiabá destaca envolvimento de jovens no combate à violência de gênero.

A primeira-dama de Cuiabá e vereadora, Samantha Iris, participou nesta quarta-feira do lançamento do projeto FloreSer, uma iniciativa que promove a conscientização de crianças e adolescentes sobre a violência doméstica e de gênero.

Promovido pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio do Núcleo das Promotorias de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar – Espaço Caliandra, o evento reuniu autoridades, educadores, estudantes e representantes da rede de proteção às mulheres.

Durante a solenidade, Samantha Iris destacou o compromisso da Prefeitura de Cuiabá e da Câmara Municipal no enfrentamento à violência de gênero e ressaltou a importância de envolver os jovens nesse processo. Ela também enfatizou as iniciativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Mulher, como o projeto “Lutadoras”, de defesa pessoal para mulheres, e os cursos de qualificação profissional voltados ao fortalecimento da autonomia feminina.

“Gostaria de parabenizar o Ministério Público, o Espaço Caliandra e os alunos que estão aqui, porque este momento é importante para a conscientização. Enquanto Câmara Municipal e como município, tentamos sempre fazer a nossa parte. Na rede municipal, já trabalhamos com projetos de prevenção desde a creche, para mudar padrões que às vezes se repetem em casa. Esse é o nosso papel”, afirmou Samantha.

Em Cuiabá, meninas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Programa Siminina participam do projeto “Conversa com Segurança”, idealizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. A ação promove rodas de diálogo sobre segurança e orientações sobre como buscar ajuda e sempre acionar a polícia em caso de emergência. A pasta também realiza o projeto Guardião Escolar, que garante a sensação de segurança nas unidades de ensino da rede municipal da capital.

A solenidade de lançamento também contou com a participação da Companhia de Teatro VozTraz, que encenou a história real vivida por uma vítima de violência doméstica e patrimonial, sensibilizando o público. Durante a apresentação, Fernanda Costa compartilhou sua trajetória de superação. “O que eu digo é: sejam a rede de apoio das mulheres. Observem os sinais, escutem sem julgar. Chamem a polícia, não deixem que o feminicídio aumente”, externou Fernanda.

O procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, titular da Procuradoria Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, liderou o evento de lançamento ao lado da promotora de Justiça Claire Vogel Dutra, coordenadora do Espaço Caliandra.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hélida Vilela; a assessora executiva da Secretaria Municipal da Mulher, Fabiana Martins Soares; e Júlia Andrade, coordenadora técnica de atendimento psicossocial, também participaram do evento.

Projeto FloreSer

A iniciativa tem como foco o trabalho direto com estudantes do Ensino Médio da capital, priorizando os alunos do 1º e 2º anos. Inicialmente, o projeto atenderá a região da Grande Morada da Serra, que compreende o Grande CPA, e o bairro Pedra 90. A Escola Estadual Padre João Panarotto, localizada no CPA IV, será a primeira unidade de ensino a receber as rodas de conversa. 



INFORMES PUBLICITÁRIOS