Frente fria quebra sequência de calor extremo em Cuiabá e derruba temperaturas para 18°C
Redação
Depois de três dias consecutivos liderando o ranking das cidades mais quentes do Brasil, Cuiabá finalmente recebe um alívio: a primeira frente fria de setembro chegou e promete derrubar as temperaturas para até 18°C neste fim de semana.
A massa de ar frio, que vem do Rio Grande do Sul, começou a avançar pela região Centro-Oeste e já influencia o clima na Capital. Após dias com termômetros marcando mais de 41°C, os cuiabanos sentiram a diferença nesta sexta-feira (5), quando a mínima caiu para 22°C.
De acordo com o Climatempo, a queda continua no sábado (6), com previsão de mínima de 18°C — a mais baixa da semana. No domingo (7), feriado da Independência do Brasil, a mínima sobe levemente para 19°C.
A partir de segunda-feira (8), as temperaturas voltam a subir gradualmente:
Segunda (8): mínima de 21°C
Terça (9): mínima de 24°C
Quarta (10): mínima de 23°C
Quinta (11): mínima de 25°C
Sexta (12): mínima de 28°C
Apesar da mudança no clima e da presença de nuvens, não há previsão de chuva para a capital nos próximos dias.
Calor histórico
Na última quarta-feira (3), Cuiabá registrou 41,4°C, liderando pelo terceiro dia seguido o ranking das cidades mais quentes do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na segunda (1º) e na terça (2), as máximas foram de 40,9°C e 41°C, respectivamente. Além do calor intenso, a umidade relativa do ar caiu para níveis críticos, com índices de 13%, 14% e até 12% — patamares considerados de risco à saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A orientação continua sendo para que a população se hidrate, evite exposição ao sol nos horários mais quentes e redobre os cuidados com idosos e crianças, que são mais vulneráveis em períodos de baixa umidade.