Avião da FAB com Lula apresenta pane no Pará e presidente relata susto: “Tivemos medo que pegasse fogo”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relatou, nesta sexta-feira (3), que um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) destinado a levá-lo à Ilha de Marajó, no Pará, apresentou uma falha técnica pouco antes da decolagem, na manhã de quinta-feira (2).

Segundo Lula, o incidente ocorreu enquanto a aeronave ainda estava em solo. Em razão do problema, o voo foi cancelado e a comitiva presidencial seguiu viagem em outro avião, por questões de segurança.
“Eu fui pegar o avião para a Ilha do Marajó e teve um problema no motor, um avião Casa da Força Aérea Brasileira. Só tenho que agradecer a Deus, porque poderia ter acontecido no ar. E aconteceu ainda no chão. Tivemos que descer com medo de que o avião pegasse fogo”, afirmou o presidente.

Após o ocorrido, Lula visitou a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, para agradecer. “Fui de noite agradecer à Nossa Senhora”, disse.

A aeronave que apresentou pane era um modelo Casa C-105, bimotor fabricado pela Airbus, com capacidade para até 64 passageiros. O avião é utilizado principalmente para transporte logístico, evacuação aeromédica e missões especiais. Não se trata de uma aeronave presidencial, mas de um avião de apoio, utilizado devido à dificuldade de acesso à Ilha do Marajó.

Com a troca, a equipe presidencial seguiu para Breves — município no arquipélago do Marajó — a bordo de uma aeronave **C-97 Brasília 



INFORMES PUBLICITÁRIOS