Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, é afastado do cargo após decisão judicial

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo nesta quinta-feira (6) por determinação judicial, após um pedido apresentado pela Polícia Federal (PF). A medida integra a segunda fase da Operação Copia e Cola, que investiga supostas irregularidades em contratos da área da saúde pública no estado de São Paulo.

Operação Copia e Cola

A investigação da PF tem como objetivo desarticular uma possível organização criminosa responsável por desvios de recursos públicos por meio de uma Organização Social (OS). Segundo os investigadores, os documentos e materiais coletados na primeira fase da operação — deflagrada em abril de 2025 — apontaram o envolvimento de novas pessoas físicas e jurídicas.

Nesta segunda etapa, além do afastamento de Manga, duas pessoas foram presas, entre elas Marco Silva Mott, amigo pessoal do prefeito e suspeito de atuar como lobista e operador financeiro de contratos municipais. Mott é casado com Sirlange Frate Maganhato, irmã da primeira-dama de Sorocaba.

Durante a primeira fase da operação, a PF apreendeu dois veículos de luxo, armas e quase R$ 1 milhão em espécie.

Compra de prédio sob investigação

O nome de Rodrigo Manga também aparece em menções relacionadas à aquisição de um prédio particular pela Prefeitura de Sorocaba, em 2021, destinado à instalação da Secretaria Municipal de Educação no bairro Campolim.

A compra do imóvel é alvo de investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que aponta um possível superfaturamento de mais de R$ 10 milhões. Em 2022, o Ministério Público instaurou um inquérito para apurar o caso.

Em maio de 2024, o processo resultou na condenação de ex-secretários municipais, de um engenheiro aposentado da prefeitura e de dois empresários. As penas somam até 23 anos de prisão, mas todos os condenados recorrem da decisão. O prefeito Rodrigo Manga não foi investigado nem condenado nesse processo.

Trajetória e popularidade

Reeleito em 2024 com 263 mil votos válidos — o equivalente a 73,75% do total —, Rodrigo Manga conquistou a vitória ainda no primeiro turno, em uma das eleições mais expressivas da história recente de Sorocaba. Apesar de o prefeito ter afirmado nas redes sociais que obteve “a maior votação da história da cidade”, o recorde proporcional permanece com Vitor Lippi (PSDB), que, em 2008, alcançou 79,35% dos votos.

Antes de ingressar na política, Manga trabalhou como vendedor de veículos em lojas da região central e ganhou notoriedade ao participar de programas de televisão locais. Formado em Marketing, ele construiu forte presença nas redes sociais, onde se apresenta como um gestor próximo da população.

Presença digital

Conhecido como o “prefeito tiktoker”, Manga ganhou milhões de visualizações com vídeos em que mostra obras e ações de sua gestão, quase sempre encerrando as postagens com a frase:

“Vem morar em Sorocaba, vamos fazer a melhor cidade do Brasil para se viver.”

Afastamento e defesa

A defesa do prefeito informou que a decisão judicial tem caráter temporário e que ele não é réu em nenhum dos processos citados. Manga afirmou estar “tranquilo e com a consciência limpa” e classificou as ações como “perseguição política”, dizendo confiar na Justiça para que os fatos sejam esclarecidos.
fonte : Globo 



INFORMES PUBLICITÁRIOS