EUA entram em novo shutdown parcial neste sábado (31/01/2026)
O governo federal dos Estados Unidos entrou em um novo shutdown parcial à meia-noite de sábado, 31 de janeiro de 2026, depois que o Congresso não conseguiu aprovar a tempo o projeto de financiamento para todas as agências até o fim do ano fiscal.
Esse é o segundo fechamento parcial em poucos meses — após a paralisação recorde de 43 dias em 2025 — e acontece apesar de um acordo político firmado no Senado na sexta-feira à noite.
O que causou o impasse?
O foco da crise não é apenas dinheiro: a disputa se concentrou na atuação do ICE (agência de imigração e fiscalização) e nas condições para financiar o Departamento de Segurança Interna (DHS), que supervisiona essa agência.
Democratas — com apoio de alguns republicanos — exigiram reformas nas operações de imigração federal, impulsionadas principalmente por protestos e indignação pública após a morte de cidadãos americanos em confrontos com agentes federais em Minneapolis.
Entre as demandas estão:
uso obrigatório de câmeras corporais ligadas por agentes;
proibição de máscaras em operações;
exigência de mandados para buscas e prisões em muitos casos.
Essas e outras exigências se tornaram o centro das negociações e bloquearam a aprovação do financiamento do DHS antes do prazo




