Maysa Leão alerta para riscos em escolas municipais e cobra soluções para a volta às aulas em Cuiabá
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) levou à Câmara Municipal de Cuiabá, nesta terça-feira (03), uma das demandas mais recorrentes recebidas por seu gabinete neste início de ano, as condições estruturais das escolas da rede municipal diante da volta às aulas. Segundo a parlamentar, visitas técnicas realizadas a unidades indicadas por pais e responsáveis revelaram situações graves que colocam em risco a segurança de crianças e profissionais da educação.
De acordo com Maysa, foram identificadas escolas com obras inacabadas, reformas que sequer tiveram início e infraestrutura extremamente precária, com presença de restos de materiais e estruturas inadequadas para o ambiente escolar. “Estamos falando de unidades sem condições mínimas de segurança. Crianças pequenas estão expostas a riscos que poderiam ser evitados com planejamento e responsabilidade”, afirmou.
Entre as unidades em situação mais crítica, a vereadora citou seis Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs): Tenente Otacílio Sebastião da Cruz (CPA), Coronel Octayde Jorge da Silva (Tancredo Neves), Nossa Senhora Aparecida (Novo Colorado), Constança Figueiredo Palma Bem Bem (Jardim Fortaleza), Raimundo Conceição Pombo Marques da Cruz (Parque Cuiabá) e Maria Tomich Monteiro da Silva (Ribeirão do Lipa). Maysa ressaltou que, embora exista um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para reformas na rede, a situação dessas unidades é considerada incompatível com a permanência dos alunos.
A parlamentar também chamou atenção para a insuficiência de Cuidadoras de Alunos com Deficiência (CADs) na rede municipal. Mesmo após a convocação de mais profissionais, a vereadora informou que mais de 50 crianças, identificadas pelo gabinete, seguem sem o atendimento adequado. “Sabemos que esse número é ainda maior, porque muitas famílias não conseguem sequer chegar até nós”, destacou.
Ao final, Maysa Leão reforçou que o pedido é por respostas objetivas e imediatas do Poder Executivo. “Nosso compromisso é com a segurança, a inclusão e a dignidade das crianças cuiabanas. Educação de qualidade começa por um ambiente seguro e por políticas públicas que enxerguem cada aluno como prioridade”, concluiu.






