Secretaria de Educação promove oficina de contação de histórias para professores

A equipe de formação para escolas do campo da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, promoveu nos dias 30 e 31 de agosto, na Escola Municipal de Educação Básica - EMEB “Maria de Lourdes Toledo Areias” na localidade de Praia Grande a oficina “Contação de Histórias” para professores da Educação Infantil, do Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã – CBAC e do 4º ao 9º ano.

Com temática voltada para trabalhar a literatura infantil no processo de aprendizagem e a literatura no cotidiano escolar, a formação foi conduzida pela professora Alice Maria Pereira Ferreira para as 12 unidades escolares da zona rural de Várzea Grande.

De acordo com Alice Maria , o objetivo da oficina foi aprimorar os momentos literários de ensino-aprendizagem, construindo espaços dentro e fora da unidade escolar, envolvendo a literatura, as artes (dança, cirandas, pintura), a ludicidade, com a finalidade de enriquecer a expressão cultural e escolar.

“A oficina é mais uma estratégia da Secretaria de Educação como apoio pedagógico às escolas do campo. A escolha da escola rural da comunidade de Praia Grande, como local de formação foi intencional. Primeiro porque as escolas se interagem, conhecem o território e cultura de cada localidade escolar. Segundo para fortalecer a identidade e pertencimento das 12 escolas como escolas campesianas”, explicou.

Segundo ainda Alice Maria, a proposta da formação busca refletir e dinamizar o contexto escolar no que refere à literatura infantil. “Explorar os livros paradidáticos que existe na escola, utilizá-los como encantamento, lúdico e ferramenta de sedução, fantasia e imaginação. O planejamento é o objeto mediador do professor para transformar e construir conhecimento através da literatura”, reforçou.

Para o secretário Silvio Fidelis, as ações para promover a capacitação da equipe de técnicos e professores acontecem praticamente todas as semanas, o ano todo. Segundo Fidelis, as formações voltadas às escolas do campo são fundamentais para a promoção e resgate da cultura tão peculiar de nossa cidade. “Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio de mistérios e surpresas, sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina. É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das possibilidades de formar o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que instigamos a criatividade e interação entre texto e leitor. É o lembrar das histórias lidas e ouvidas quando criança, das historinhas contadas por nossos pais ao pé da cama antes de dormir e ainda aquela contada e interpretada pela professora nas primeiras séries do ensino fundamental, e ou as histórias lendárias contadas por nossos avós. Todas estas técnicas, são formas de evoluir no ensino-aprendizagem, e o que facilita tanto para o professor quanto para o aluno o entendimento das disciplinas ”, avaliou. 



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