Assistência Social de Várzea Grande amplia capacidade de Proteção Socioassistencial

Com o avanço na implantação do Sistema Único da Assistência Social (Suas) de Várzea Grande, moradores da Região Oeste contará com um ponto de apoio amplo de rede de serviços, programas e projetos socioassistenciais da Secretaria Municipal de Assistência Social. A região contemplada será o bairro Ouro Verde, que ganha um espaço com capacidade de atendimento de mais 300 famílias no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O ponto de apoio é um braço descentralizado do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro São Mateus.

O resultado da ampliação é a garantia de direitos aos cidadãos destas regiões. A nova rede de atendimento conta com espaços voltados para a inclusão social de famílias, crianças e adolescentes e grupo da terceira idade. O local também sediará espaços de atendimento para os projetos municipais “Juventude Ativa” e “Amigas Empreendedoras”.

Várzea Grande conta com quatro Centros localizados nas regiões dos bairros, Cristo Rei, São Mateus, Jardim Potiguar e Jardim Glória e agora com mais um apoio, no bairro Ouro Verde. Os Centros ofertam serviços de proteção as famílias, como capacitações, palestras, oficinas de qualificação, cadastramento do Bolsa Família, entre outros. Os serviços visam fortalecer os vínculos familiares e comunitários, prevenindo a vulnerabilidade social do município.

“A implantação desta nova extensão possibilitará que as famílias sejam atendidas na própria região onde moram, facilitando o acesso aos serviços socioassistenciais próximo de suas residências. Com este espaço também desafogará o atendimento do bairro São Matheus, que atualmente abrange 15 bairros. É uma oportunidade de aproximar a comunidade da gestão. Os Centros são referência para milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social”, pontua a secretária Kathe Maria Martins.

Segundo ainda a secretária Kathe, a ação de Proteção Social Básica tem por objetivo tirar pessoas de situações de risco social, buscando prevenir e reforçar os vínculos sociais e comunitários. “Este serviço se destina a população em situação de vulnerabilidade social decorrente da sua condição de vida. As ações desencadeadas pela Proteção Social Básica têm como elemento agregador fundamental os Centros de Referência da Assistência Social, conhecido por ser a “porta de entrada” dos serviços e Programas da Atenção Básica”, explica.

Com a entrega deste novo espaço, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, amplia seu leque de atuação na cidade, levando uma série de serviços à população. “Em funcionamento, o ponto ampliará a Rede na oferta de serviços continuados de Proteção Social Básica às famílias e indivíduos em situação de risco social. Os serviços oferecidos pela Assistência Social priorizam a erradicação da pobreza, eliminando as desigualdades e vulnerabilidades sociais, por meio de ações que oportunizam aos cidadãos a participarem dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Geração de Renda e Inclusão Produtiva”, frisa a coordenadora de Proteção Básica, Vanessa Navarro.

A coordenadora enfatiza ainda que com este novo ponto de apoio será prestado serviços e programas, buscando constituir uma ação continuada da Assistência Social, ampliando a capacidade de proteção social e de prevenção de risco nos territórios de abrangência do bairro Ouro Verde.

O ponto de apoio funcionará no Centro Comunitário do bairro, no período das 07h30 às 11h30, e das 13h30 às 17h30 horas. Uma equipe de profissionais atuará no local oferecendo serviços, programas e oficinas. Serão disponibilizados Serviços de Proteção de Atendimento Integral à Família (PAIF); Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV); Grupo de Idosos; Grupo de Gestantes; Inclusão Produtiva; Geração de Renda e Qualificação Profissional.

 



INFORMES PUBLICITÁRIOS

ENQUETE

Voce é a favor ou contra Lei Magnitsky- que sancionou Alexandre de Moraes ?
PARCIAL