Hospital São Benedito participa de ações da Semana do Trânsito de Cuiabá
Visando diminuir a violência e os impactos sociais e econômicos gerados pelo trânsito, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) realizou, na manhã desta segunda-feira (25), Dia Nacional do Trânsito, a palestra “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”. O palco da apresentação foi o Hospital Municipal São Benedito (HMSB), considerado a principal referência em ortopedia e neurocirurgia de alta complexidade em Mato Grosso.
“A maior demanda do Hospital é resultante da violência no trânsito, ocasionado principalmente por motocicletas. Isso gera uma série de custos, tanto à família, já que muitas vezes a vítima é o detentor dos proventos do lar, como para o Sistema Único de Saúde (SUS) e à Previdência Social. Portanto, não tenho dúvidas de que a prevenção é a melhor solução”, analisou o diretor geral do Hospital, Huark Correa.
De acordo com dados da Ouvidoria do Hospital, dos 669 pacientes atendidos pela unidade no primeiro semestre deste ano, 240 (36%) são às vítimas de acidentes de trânsito. Em 86% destes casos, as colisões envolveram motocicleta, enquanto os acidentes com carro totalizam 8% e atropelamento 6%. Deste total, 80% foram atendidos pelo setor de ortopedia e 20% pela neurocirurgia.
Edileuza Maciel Pereira é um exemplo disso. A dona de casa sofreu um acidente de carro numa estrada de terra, em julho passado, quando se dirigia à fazenda com toda a família. “Com a poeira, na vimos a aproximação de um caminhão e batemos de frente. Detalhe: todos estavam sem sinto de segurança. Eu acabei machucando o pescoço na colisão. E hoje estou aqui para um retorno com o neurocirurgião”, revelou, ao elogiar a iniciativa.
Ao completar 20 anos da instituição do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a supervisora da Educação para o Trânsito da Semob, Luciana Melo, destacou algumas infrações bastante comuns, como o excesso de velocidade, o uso de celular no trânsito, a combinação bebida alcoólica e direção, uso de cinto de segurança, transporte de crianças e animais.
De acordo com Luciana, 98% dos acidentes de trânsito são ocasionados por negligência. Contudo, um fenômeno da era digital que tem agravado a violência no trânsito é o celular. “Estudos revelam que as chances de colisão são seis vezes maiores quando se atende o celular ao volante. Já o envio de mensagens durante a direção é 23 vezes maior”, revelou a supervisora.
Durante a apresentação, agentes de trânsito realizaram uma ‘Blitz Educativa’ em frente ao Hospital, abordando motoristas e pedestres para a distribuição de materiais gráficos explicativos. As atividades da Semana do Trânsito encerram nesta segunda-feira, às 19h, no Parque das Águas, onde foi montada a ‘Cidade Mirim do Trânsito’. No local, agentes de trânsito ensinam as crianças e adolescentes as principais regras de trânsito e o respeito às leis.