USO DO CELULAR NA EDUCAÇÃO

Estamos vivendo a era tecnológica. O uso de tablets e smartphones se popularizou e vem sendo amplamente utilizado no cotidiano, mas esses recursos ainda continuam sendo deixados de lado quando se fala em ferramenta educacional. A utilização dessa tecnologia digital, seja no processo de formação de professores como também nas escolas da rede básica de ensino, são objetos de uma pesquisa da Universidade do Estado de Mato Grosso. O professor Valdir Silva, que coordena a pesquisa “Linguagem, redes sociais e dispositivos móveis: resiliência adaptativas nas práticas de ensino e de aprendizagem contemporâneas” explica que o objetivo é pensar como os sistemas sociais e as práticas de ensino e aprendizagem sobre linguagem e tecnologia se realizam. Para isso serão investigados os níveis de resiliência adaptativas dos graduandos dos cursos de Letras da Unemat nos câmpus de Cáceres, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Alto Araguaia e Sinop, além dos cursos oferecidos pela Universidade Federal de Mato Grosso, câmpus de Cuiabá e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) no câmpus de Campo Grande. De acordo com professor Valdir a expectativa é que após o término da pesquisa, que deve demorar 36 meses, se possa oferecer oficinas e formação continuada para os professores da rede básica de forma a aproveitar o potencial dessas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.



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